IMPLANTAÇÃO DO CERTIFICADO ISO 9001 EM UMA EMPRESA NO SETOR DE PAPELÃO: AVALIANDO SEUS IMPACTOS ORGANIZACIONAIS

Autores

  • A. Vieira
  • J. C. Caraschi
  • G. A. Prates

DOI:

https://doi.org/10.18011/bioeng2014v8n3p263-270

Palavras-chave:

ISO 9001, Gestão da Qualidade Total, Impactos Organizacionais

Resumo

O presente trabalho visa apresentar a avaliação dos impactos internos e externos de uma empresa que adotou um sistema de gestão da qualidade total: a certificação ISO 9001. Baseado em um estudo de caso, apoiado paralelamente em referenciais bibliográficos da literatura, em uma empresa do setor de papelão. A pesquisa visa mensurar e avaliar os conceitos básicos de qualidade e os benefícios da certificação. Ao concluir este estudo verificou-se que realmente a obtenção de um certificado ISO 9001 traz diversos impactos organizacionais e conduz à melhoria global da empresa, como a capacidade de gestão e avaliação geral dos relacionamentos, aumento no número de clientes e fornecedores e a melhoria da imagem da empresa diante do mercado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

AGUIAR, C. L. Recursos humanos no contexto da ISO 9000. Disponível em:<http://www.millenniumrh.com.br/23.html>. Acesso em: 03 out. 2014.

ALNAWEIGAH, ATALLAH BASHEER. Total Quality Management R ole Organizational Change Development - Case Study: Taif University. International Journal of Business.Administration: v. 4 n. 4, p55. 2013.

BOYS, KATHRYN A.; WICOCK, ANNE E., "Improving integration of human resources into quality management system standards", International Journal of Quality & Reliability Management, Vol. 31 Iss: 7, pp.738 – 750. 2014.

CARVALHO, M.M.; PALADINI, E.P. Gestão da qualidade: teoria e casos. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier: ABEPRO, 2012.

FERREIRA, C.F. Valores organizacionais no processo de Certificação ISO 9001: um estudo de caso em um grupo empresarial familiar. 2013. 105 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Lavras, Lavras.

GEOFFREY, KIMUTAI; AMISI, PATRICK ALUVI; KIPRUTO, NEHEMIAH. The Role of ISO 9001:2000 Certification in Kenya´s Sugar Industry. Journal of Emerging Trends in Economics and Management Sciences, v. 4, n. 1, p. 15-19, 2013.

HAMZA, R.M.A. The Impact of ISO 9001 Certification Audit on Oil and Gas Organizations` Performance in Qatar. In: Mechanical Engineering Department, GulfUniversity, Kingdom of Bahrain. Engineering Management Research, v. 2, n. 1, p. 79-87, 2013.

IZVERCIAN, MONICA; RADU, ALINA; IVASCU, LARISSA; ARDELEAN, BEN-ONI. The impact of human resources and total quality management on the enterprise. Procedia - social and behavioral science, v.153, P. 1-710, 2014.

MELÃO, F.N ; GUIA, SARA MARIA. Exploring The Impacts of ISO 9001 On Small- and Medium-Sized Social Service Institutions: A Multiple Case Study. Total Quality Management , v. 24, n.10. 2013.

MANGULA, MICHAEL SHADRACK. Effect of Quality Management Systems (ISO 9001) Certification on Organizational Performance In Tanzania: A Case of Manufacturing Industries in Morogoro. International Journal of Technology Enhancements and Emerging Engineering Research, vol 1, n. 1 14, 2013.

MAEKAWA, RAFAEL; CARVALHO, MARLY MONTEIRO; OLIVEIRA, OTÁVIO JOSÉ. Um estudo sobre a certificação ISO 9001 no Brasil: mapeamento de motivações, benefícios e dificuldades. Gestão da Produção, São Carlos, v. 20, n. 4, p. 763-779, 2013.

MOURA, C. As principais fases da implementação ISO 9001. 2010. Disponível em: <http://certificacaoiso.com.br/as-principais-fases-da-implementacao-iso-9001/>. Acesso em: 01 out. 2012.

PRATES, G. A.; CAMPOS, C. I.; BARBOSA, J. C. Avaliação da utilização de práticas de gerenciamento da qualidade no desempenho de pequenas empresas da região de Ribeirão Preto-SP. Qualit@s Revista Eletrônica, Ribeirão Preto, v. 10, n. 4, p.1-13, 2010.

PRATES, GLAUCIA APARECIDA; CARASCHI, JOSÉ CLAUDIO. Organizational Impacts due to ISO 9001 Certified Implementation on Brazilians Cardboard Companies. International Journal of Academic Research in Business and Social Sciences, Vol. 4, No. 5. 2014.

RIGONI, J. R., Como implantar a ISO 9001 na minha empresa - passo a passo para implantação. Disponível em: <http://www.totalqualidade.com.br/2012/05/como-implantar-iso-9001-na-minha.html>.

RIGONI, J. R.. Requisito 7.4 Aquisição - ISO 9001:2008. Disponível em: <http://www.totalqualidade.com.br/2011/02/requisito-74-aquisicao-iso-90012008.html>.

RATNASINGAM, J. ; YOON, C. Y. IORAÅž, F. The Effects Of ISO 9001 Quality. Management System on Innovation And Management Capacities in The Malaysian Furniture Sector. Agricultural Food Engineering , vol. 6 (55) No. 1 – 2013.

SANTOS, L. & ESCANCIANO, C. "Benefits of the ISO 9000:1994 system", International Journal of Quality & Reliability Management, Vol. 19 No. 3, pp. 321-44. 2012.

SOARES, M.F. Análise de integração em sistemas de gestão baseados nas Normas ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS 18001 em empresas de construção civil. 2013. 149 f. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Ceará.

SRIVASTAV, A. K. "Impact of ISO 9000 implementation on the organization". International Journal Of Quality & Reliability Management, Bangalore, p. 438-450. 2010.

YIN, R. K. Estudo de caso – planejamento e métodos. (2 Ed.). Porto Alegre: Bookman. 2001.

Downloads

Publicado

08-12-2014

Como Citar

Vieira, A., Caraschi, J. C., & Prates, G. A. (2014). IMPLANTAÇÃO DO CERTIFICADO ISO 9001 EM UMA EMPRESA NO SETOR DE PAPELÃO: AVALIANDO SEUS IMPACTOS ORGANIZACIONAIS. Revista Brasileira De Engenharia De Biossistemas, 8(3), 263–270. https://doi.org/10.18011/bioeng2014v8n3p263-270

Edição

Seção

Regular Section