AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA ARMAZENADA EM CISTERNAS NO SEMIÁRIDO CEARENSE

Autores

  • J. P. da Silva
  • C. E. Bezerra
  • A. de A. Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.18011/bioeng2020v14n1p27-35

Palavras-chave:

Abastecimento de água, análise físico-química, Coliformes totais, Escherichia coli

Resumo

Diante da escassez hídrica que atinge a população do semiárido nordestino, tem-se criado políticas de convivência com a seca, como a construção de cisternas para captação da água da chuva. Contudo, diversos fatores podem afetar a  qualidade da água armazenada nas cisternas. Neste contexto, o monitoramento da qualidade da água armazenada nas mesmas é imprescindível para avaliar sua potabilidade para o consumo humano. Com isso, objetivou-se com este estudo, avaliar a qualidade da água em cisternas em comunidade rural no semiárido cearense. A pesquisa foi realizada na comunidade Arraial de Cima, município de Missão Velha, localizado extremo Sul do estado do Ceará, Brasil. As amostras foram coletadas diretamente das cisternas em frascos esterilizados e após a sua coleta foram realizadas as análises no Laboratórios de Análises de Água e Efluentes (LAMAE) da Faculdade de Tecnologia Centec (Fatec Cariri), Juazeiro do Norte, CE. Realizou-se as análises dos parâmetros físicos-químicos e microbiológicos nas amostras de água coletadas. De posse dos resultados obtidos, verificou-se que apenas a água da cisterna 01 apresentou todos os parâmetros físicos-químicos dentro dos padrões estabelecidos pela legislação. Em todas as cisternas, constatou-se a presença de Coliformes totais e Escherichia coli.  A presença destas bactérias demonstra que é preciso rever os hábitos da população local e conscientizá-la sobre a maneira correta de manejo das cisternas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIM, M. C. C.; PORTO, E. R. Considerações sobre controle e vigilância da qualidade de água de cisternas e seus tratamentos. In:Simpósio Brasileiro de Captação e manejo de água de chuva, 4, 2003. Anais… ABCMAC; Petrolina: Embrapa Semiárido, 2003. 1 CD-ROM.

AMORIM, M. C. C.; PORTO, E. R.. Avaliação da Qualidade Bacteriológica das Águas de Cisternas: Estudo de Caso no Município de Petrolina-PE. 3o. Simpósio Brasileiro de Captação de Água de Chuva no Semiárido, Campina Grande –PB, 8p., 2011.

ANDRADE NETO, C.O. Segurança sanitária das águas de cisternas rurais. In: Simpósio brasileiro de captação de água de chuva, 4., 2003, Juazeiro, BA.

APHA - American Public Health Association. Standard methods for the examination of water and wastewater. 22th ed. Washington: American Public Health Association 2017.

BARROS, C. N.G.; MEDEIROS, C. M.; MEDEIRO. A, B. M.; OLIVEIRA, C. A. Caracterização da qualidade da água de cisternas da zona rural da cidade de Salgueiro - PE, Anais... I Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e III Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2016.

BRASIL. A Lei 12.873 de 24 de outubro de 2013 que institui o Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e Outras Tecnologias Socais de Acesso à Água –Programa Cisternas. 2013.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n.º 2.914, de 12 de dezembro de 2011. Dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Diário Oficial da União, Brasília, 14 de dezembro de 2011.

CARDOSO, M.P., SILVA, C.V., PÁDUA, V.L. Captação de água de chuva em cisternas, verificação da potencial liberação de alumínio e seu efeito sobre a saúde. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL, 23., 2005. Campo Grande-MS: ABES. Anais... Campo Grande: ABES, Campo Grande-MS, 2005

CAVALCANTE, R.. Ocorrência de Escherichia coli em fontes de água e pontos de consumo em uma comunidade rural. Ambiente & Água - An Interdisciplinary Journal of Applied Science, v.9, n.3, p. 550-558, 2014.

CARVALHO, J. R. S. Avaliação do DESVIUFPE Como Barreira Para Proteção da Qualidade da Água de Chuva Armazenada em Cisternas. TCC –Universidade Federal de Pernambuco. Campus Agreste. Engenharia Civil, 2014.

FUNASA –Fundação Nacional de Saúde. Manual prático de análise de água. 3ª ed. rev. -Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2009, 144 p.

GOMES, F. B. M.; COSTA, J. S.; SILVA, A. K. M.; PAULA, D. P. Análise da qualidade ambiental das águas armazenadas em cisternas no semiárido cearense: Uma abordagem multidisciplinar, XI Encontro Nacional da Anpege, 2015.

HEIJNEN, H. A captação de água da chuva: aspectos de qualidade da água, saúde e higiene, 8 Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo da Água da Chuva, Campina Grande, PB, 2012.

IPECE – Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Estado do Ceará - Missão Velha, 2015. Disponível em:<http://www.ipece.ce.gov.br/publicacoes/perfil_basico/pbm2015/Missao_Velha.pdf>. Acessado: 23 de dezembro de 2019.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2015). Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/publicacoes/perfil_basico/pbm2015/Missao_Velha.pdf>. Acessado 23 de dezembro de 2019.

LIMA, D. O.; SANTOS, J. S. Qualidade da água de cisternas usadas pelas famílias do distrito de Novo Paraíso, Jacobina- BA. Enciclopédia Biosfera, v. 14, n. 26, p. 1419-1429, 2017.

MATIAS, J. A. B. Cisterna de placas pré-moldadas. In: 3º Simpósio Brasileiro de Captação e Manejo de Água de Chuva no Semiárido. Petrolina, PE, 21 –23 de novembro de 2001.

MEDEIROS, A. C.; LIMA, M. O.; GUIMARÃES, R. M. Avaliação da qualidade da água de consumo por comunidades ribeirinhas em áreas de exposição a poluentes urbanos e industriais nos municípios de Abaetetuba e Barcarena no estado do Pará, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v.21, n.3, p.695-708, 2016.

MORAIS, G. F. O.; VASCO,, A. N.; BRITTO, F. B.; SANTOS, N. A. Qualidade da Água de Cisternas em Comunidades Rurais do Semiárido de Sergipe. Revista Meio Ambiente e Sustentabilidade, v. 14, n.7, 2018.

MOTA, A. C. S. Produção e experimentação de recurso didático contextualizado no ensino de geografia física para as escolas do campo: o caso da representação da Bacia Hidrográfica do Semiárido através das maquetes. Sumé - PB: [s.n], 2019.

Ã, K. D. S.; MELO, V. S. Qualidade da água armazenada em cisternas de placas, na micro região do semiárido nordestino– PB. Anais... II Congresso Internacional de Meio Ambiente e Sociedade e II Congresso Internacional da Diversidade do Semiárido, 2017

QUEIROZ, T. M.; OLIVEIRA, L. C. P. Qualidade da água em comunidades quilombolas do Vão Grande, município de Barra do Bugres (MT). Engenharia Ambiental e Sanitária, v.23, n. 1, p. 173-180, 2018.

SILVA, C.V.; HELLER, L.; CARNEIRO, M. Cisternas para armazenamento de água de chuva e efeito na diarreia infantil: um estudo na área rural do semiárido de Minas Gerais.Engenharia Sanitária e Ambiental, v.12, n.4, p.393-400, 2012.

SOUZA, S. H. B.; MONTENEGRO, S. M. G.L.; SANTOS, S. M.; PESSOA, S. G. S. Avaliação da Qualidade da Água e da Eficácia de Barreiras Sanitárias em Sistemas para Aproveitamento de Águas de Chuva. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v. 16, n.3, p.81-93, 2011.

SPIRO, T. G.; STIGLIANI, W. M. Química ambiental. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009.

Downloads

Publicado

31-03-2020

Como Citar

da Silva, J. P., Bezerra, C. E., & Ribeiro, A. de A. (2020). AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA ARMAZENADA EM CISTERNAS NO SEMIÁRIDO CEARENSE. Revista Brasileira De Engenharia De Biossistemas, 14(1), 27–35. https://doi.org/10.18011/bioeng2020v14n1p27-35

Edição

Seção

Regular Section