DESENVOLVIMENTO DE UM BIODIGESTOR DE BAIXO CUSTO APLICADO NA AGRICULTURA FAMILIAR
DOI:
https://doi.org/10.18011/bioeng2020v14n1p8-15Palavras-chave:
Biodigestor, Baixo custo, Agricultura FamiliarResumo
A biomassa residual da Agricultura Familiar (dejetos de animais, restos de alimentos, descartes de frutas e legumes, soro de leite, etc) pode ser aproveitada para a produção de biogás, o qual pode ser usado como fonte de calor para calefação de ambientes, cocção de alimentos, aquecimento de água e também como fonte de energia elétrica para acionar pequenos equipamentos para as atividades desenvolvidas na propriedade rural. A instalação de um biodigestor permite a autossuficiência energética, eletrificação de máquinas usadas nos processos produtivos, redução da contaminação de fontes hídricas, menor emissão de gases de efeito estufa e custo reduzido da produção resultando em melhor qualidade de vida, benefícios ambientais e viabilidade econômica das atividades produtivas rurais. Todavia, os biodigestores disponíveis no mercado são estruturas para média ou grande produção de biogás, com alto custo de implantação para o pequeno produtor rural, impossibilitando assim, que este tenha acesso à tecnologia de produção de energia renovável, diante do exposto, o presente projeto, tem como objetivo desenvolver um biodigestor de baixo custo com aproveitamento de resíduos da agricultura familiar, que possibilitarão aos microorganismos realizarem o processo de biodigestão anaeróbica, gerando biogás e biofertilizante.
Downloads
Referências
AIRES, A.; DA SILVA, F.M.; DE CASTRO, V. M. U; WENZEL, B. M. Avaliação do desempenho de um biodigestor canadense modificado no tratamento de dejetos de suínos. ENGEVISTA, V. 16, N. 4, P.329-338, 2014.
AMARAL, C. M. C.; AMARAL, L. A.; LUCAS JUNIOR, J.; NASCIMENTO, A. A.; FERREIRA, D. S.; MACHADO, M. R. F. Digestão anaeróbia de dejetos de bovinos leiteiros submetidos a diferentes tempos de retenção hidráulica. CIÊNCIA RURAL, V.34, N.6, P.1897-1902, 2004.
CAMPOS, C. M. M.; DAMASCENO, L. H. S.; MOCHIZUKI, E. T.; BOTELHO, C. G. Avaliação do desempenho do reator anaeróbio de manta de lodo (UASB) em escala laboratorial na remoção da carga orgânica de águas residuárias da suinocultura. CIÊNCIA E AGROTECNOLOGIA, V.29, N.2, P.390-399, 2005.
DOTTO, RODRIGO BRAGANÇA; WOLFF, DELMIRA BEATRIZ. Biodigestão e produção de biogás utilizando dejetos bovinos. DISCIPLINARUMSCIENTIA| NATURAIS E TECNOLÓGICAS, V. 13, N. 1, P. 13-26, 2012.
LEFF, E. RACIONALIDADE AMBIENTAL: A reapropriação social da natureza. Tradução de Luís Carlos Cabral. RIO DE JANEIRO: CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA, 2006.
MASCARENHAS, M. P. Triple bottomline da sustentabilidade: uma análise em empresas nacionais produtoras de óleos e gorduras. REUNIR – REVISTA DE ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E SUSTENTABILIDADE. VOL.3, Nº 1, JAN./ABR., P. 62-79, 2013.
MATOS, A. T. Tratamento de resíduos agroindustriais. curso sobre tratamentos de resíduos agroindústrias. Fundação Estadual do Meio Ambiente. Mai/ 2005. Disponível em: http://www.ufv.br/dec/simea/apresentacoes/cursomatosfeam2005.pdf. Acesso em: 01 de mar. 2019.
NEVES, V. L. V. ET AL. Construção de biodigestor para produção de biogás a partir da fermentação de esterco bovino. Faculdade de Tecnologia de Araçatuba. Araçatuba, 2010.
OKAMURA, L. A. Avaliação e melhoria do poder calorífico de biogás proveniente de resíduos sólidos urbanos. 2013. 109F. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciência e Tecnologia Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Curitiba, 2013.
OLIVEIRA, L.R.; MEDEIROS, R.M.; TERRA, P.B.; QUELHAS, O. L. G. Sustentabilidade: da evolução dos conceitos à implementação como estratégia nas organizações. Produção, V. 22, N. 1, P. 70-82, Jan/Fev.
PRATI, L. Geração de energia elétrica a partir do biogás gerado por biodigestores. 83p. Projeto de Conclusão de Curso de Graduação em Engenharia Elétrica – Universidade Federal Do Paraná, Curitiba, 2010. Disponível em: http://www.eletrica.ufpr.br/ufpr2/tccs/148.pdf. Acesso em: 01 de mar 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.