HISTÓRICO DA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DA PLANTA DE PIRÓLISE RÁPIDA PARA PRODUÇAO DE BIO-ÓLEO DA FACULDADE DE E
DOI:
https://doi.org/10.18011/bioeng2009v3n2p181-190Palavras-chave:
Biomassa, Bioenergia, Reator, Leito FluidizadoResumo
Este artigo é dedicado a descrição da planta de pirólise rápida de biomassa PPR-200 instalada naFaculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).O desenvolvimento desta planta de pirólise rápida, a primeira no Brasil a produzir bio-óleo comreator de leito fluidizado, teve seu início em 1998 com estudos em um reator de gaseificação, adaptadopara possibilitar a obtenção de bio-óleo. Atualmente, a planta opera com uma capacidade 200 kg h-1 de biomassa, sendo utilizada para testes exploratórios com diversas matérias-primas vegetais, taiscomo: palha e bagaço de cana-de-açúcar, capim elefante, serragem de madeira, palha de arroz,palha de café, bagaço de laranja entre outros. Cerca de 15% da biomassa é queimada para fornecercalor ao processo, o restante, se transforma nos seguintes produtos: bio-óleo (20-40%), finos decarvão (20-30%), extrato ácido (10-15%) e gases de pirólise (15-35%). O gás de pirólise é composto,principalmente, por CH4, H2, CO e o CO2.
Downloads
Referências
BRIDGEWATER, A.V. (Ed.) Fast pyrolysis ofbiomass: a handbook. Birmingham, UK: AstonUniversity, Bio-energy Research Group, 2002. v.2.
BRIDGEWATER, A.V. Towards the bio-refineryfast pyrolysis of biomass.Renewable energyworld. Londres: James y James Editores, v.4, n.1,jan.- fev., p.66-83, 2001.
MESA-PÉREZ, J. Critérios para a otimização escale-up da pirólise rápida de biomassa em leitofluidizado. Campinas, 2003. Tese (Doutorado)Faculdade de Engenharia Agrícola UniversidadeEstadual de Campinas-Unicamp.
OLIVAREZ-GÓMEZ, E. Estudo da pirólise rápidade capim elefante em leito fluidizado borbulhanteatravés da caracterização dos finos de carvãovegetal. Campinas, 2002. Tese (Doutorado).Faculdade de Engenharia Agrícola UniversidadeEstadual de Campinas-Unicamp.
RASUL, M.G.; RUDOLPH, V. Fluidized bedcombustion of Australian bagasse. Fuel, Elsevier,v. 79, n. 2, jan., p. 123-130, 2000.
SUAREZ J.A., BEATON P., LUENGO C.A.,FELFLI F. F. Coffee husk briquettes: a newrenewable energy source. Energy Sources,Washington, DC., v. 25 p. 961-967, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 LUIS A. B. CORTEZ, RODRIGO A. JORDAN, RICARDO B. JR., JUAN M. M. PEREZ, JOSÉ D. ROCHA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.