SISTEMA DE PÓS - TRATAMENTO DE ESGOTO SANITÁRIO PELO MÉTODO DE ESCOAMENTO SUPERFICIAL PARA REMOÇÃO DE PATÓGENOS
DOI:
https://doi.org/10.18011/bioeng2009v3n2p127-132Palavras-chave:
Esgoto Sanitário, pós-tratamento, patógenos, reúso de efluentesResumo
Avaliou-se a remoção natural de protozoários e helmintos em um sistema pós-tratamento de efluentes de lagoa anaeróbia utilizando o escoamento superficial para a proposta de reúso do material, na Estação de Tratamento de Esgotos Graminha, Limeira, SP, Brasil. O efluente foi aplicado em uma rampa de 45 m de comprimento e 4,2 metros de largura com inclinação de 3,5%, coberta com grama Tifton 85 (Cynodon sp.), a uma taxa de 0,20 m3/hm, coletando-se amostras de água a cada 15 dias ao longo de 10 meses, em 5 pontos de coleta. O ponto 01 foi estabelecido no início do lançamento do efluente e os demais a 10 metros de distância um do outro. As maiores concentrações de patógenos
foram detectadas nos primeiros 10 metros da rampa de escoamento apontando que o processo é capaz de promover a remoção de patógenos e de viabilizar o reúso do efluente doméstico em determinadas atividades, como a de irrigação.
Palavras-chaves: Esgoto Sanitário, pós-tratamento, patógenos, reúso de efluentes.
Downloads
Referências
CORAUCCI FILHO, B CHERNICHARO, C.A.L.;ANDRADE NETO, C.O.; NOUR, E.A.; ANDREOLI,F.N.A.;SOUZA, H.N.; MONTEGLIA, L.O.;VONSPERLING, M.;LUCAS FILHO, M.; AISSE, M.M.;FIGUEIREDO; R.F.;STEFANUTTI, R. Tecnologiado tratamento de águas residuárias no solo:infiltração rápida e escoamento superficial". In:CAMPOS, J.R.(Ed.) Tratamento de esgotos sanitários porprocesso anaeróbio e disposição controlada nosolo. Rio de Janeiro: RECOPE, 1999. Chapter13, p. 357-407
.FORONDA, A.S. Observações sobre amebas devida:livre potencialmente patogênicas.Sao Paulo.1979. Tese (Doutorado) - Universidade de SãoPaulo. Instituto de Ciências Biomédicas
MAZUR, T.; HADAS, E.; IWANICKA, I. The durationof the cyst stage and the viability and the virulenceof Acanthamoeba isolates. T ropical and MedicineParasitololy, Stuttgard, DE n. 46, p.106-108. 1995.
U.S. ENVIRONMENTAL PROTECTIONAGENCY (USEPA) Wastewater treatment/disposal for small communities. Cincinati, OH,EPA 625/R92, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 VERÔNICA C. MAGALHÃES, MARTA S. G. PIRES, BRUNO CORAUCCI FILHO, RONALDO STEFANUTTI, URARA KAWAZOE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.