O USO DE MODELAGEM EM UM SISTEMA DE REUSO DE EFLUENTES POR IRRIGAÇÃO: ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.18011/bioeng2009v3n2p111-116Palavras-chave:
Leitos Cultivados, agricultura, escassez de águaResumo
Embora a irrigação seja gota a gota o consumo de água continua a aumentar e as fontes de água potável estão se esgotando. É possível observar que os aqüíferos subterrâneos estão secando e os níveis dos rios estão diminuindo e estão se tornando mais evidentes as baixas de precipitações pluviométricas. A escassez de água pode afetar cerca de milhares de pessoas num futuro muito próximo. A gestão dos recursos é fundamental na atual situação além do desenvolvimento de novos suprimentos, isto tudo para atender o consumismo dos seres humanos que utilizam a água em níveis elevados. Mas sempre há um preço a pagar pelo uso abusivo dos recursos. E os seres humanos sabem disso e acreditam que não é tarde para mudar a realidade. Um repensar sobre suas atitudes é importante. E como enfrentar os problemas sem afetar o esenvolvimento humano e a qualidade de vida. É com esta idéia de repensar sobre suas ações e externalizar suas idéias e pensamentos que esta pesquisa apresenta modelo semi-quantitativo e quantitativo sobre o uso de sistemas naturais de tratamento de efluentes. Com o avanço da informática o uso de ferramentas de modelagem apresenta estruturas que auxiliam a dar expressão ao pensamento e ajudam a pensar sobre novas situações.
Downloads
Referências
FORRESTER, J. M. Principles of sistems.Cambrige, MA: Wright- Allen Press Inc, 1968.
KURTZ DOS SANTOS, A. C., THIELO, M. R. &KLEER, A. A. Students modelling environmentalissues. Journal of Computer Assisted Learning,Nottingham, UK, v. 13, n. 1, p 35-47, mar., 1997.
NORMAN, D. A. Some observations on mentalmodels. In GENTNER, D. & STEVENS, A. (Eds)Mental models. London: Lawrence ErlbaumAssociates, 1983.
TUNDISI, J.G. Água no século XXI: enfrentandoa escassez. São Carlos: RiMa, IIE, 2003.p. 967-971.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 GIOVANI .A BROTA, BRUNO CORAUCCI FILHO, DENIS MIGUEL ROSTON, LUBIENSKA CRISTINA LUCAS JAQUIÊ RIBEIRO, MARTA SIVIERO GUILHERME PIRES
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.