O USO DE MODELAGEM EM UM SISTEMA DE REUSO DE EFLUENTES POR IRRIGAÇÃO: ESTUDO DE CASO

Autores

  • GIOVANI .A BROTA Tecnólogo em Saneamento Ambiental pela Faculdade de Tecnologia da Unicamp
  • BRUNO CORAUCCI FILHO Professor da Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp
  • DENIS MIGUEL ROSTON Professor da Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp
  • LUBIENSKA CRISTINA LUCAS JAQUIÊ RIBEIRO Professora da Faculdade de Tecnologia da Unicamp
  • MARTA SIVIERO GUILHERME PIRES Professora da Faculdade de Tecnologia da Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.18011/bioeng2009v3n2p111-116

Palavras-chave:

Leitos Cultivados, agricultura, escassez de água

Resumo

Embora a irrigação seja gota a gota o consumo de água continua a aumentar e as fontes de água potável estão se esgotando. É possível observar que os aqüíferos subterrâneos estão secando e os níveis dos rios estão diminuindo e estão se tornando mais evidentes as baixas de precipitações pluviométricas. A escassez de água pode afetar cerca de milhares de pessoas num futuro muito próximo. A gestão dos recursos é fundamental na atual situação além do desenvolvimento de novos suprimentos, isto tudo para atender o consumismo dos seres humanos que utilizam a água em níveis elevados. Mas sempre há um preço a pagar pelo uso abusivo dos recursos. E os seres humanos sabem disso e acreditam que não é tarde para mudar a realidade. Um repensar sobre suas atitudes é importante. E como enfrentar os problemas sem afetar o  esenvolvimento humano e a qualidade de vida. É com esta idéia de repensar sobre suas ações e externalizar suas idéias e pensamentos que esta pesquisa apresenta modelo semi-quantitativo e quantitativo sobre o uso de sistemas naturais de tratamento de efluentes. Com o avanço da informática o uso de ferramentas de modelagem apresenta estruturas que auxiliam a dar expressão ao pensamento e ajudam a pensar sobre novas situações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FORRESTER, J. M. Principles of sistems.Cambrige, MA: Wright- Allen Press Inc, 1968.

KURTZ DOS SANTOS, A. C., THIELO, M. R. &KLEER, A. A. Students modelling environmentalissues. Journal of Computer Assisted Learning,Nottingham, UK, v. 13, n. 1, p 35-47, mar., 1997.

NORMAN, D. A. Some observations on mentalmodels. In GENTNER, D. & STEVENS, A. (Eds)Mental models. London: Lawrence ErlbaumAssociates, 1983.

TUNDISI, J.G. Água no século XXI: enfrentandoa escassez. São Carlos: RiMa, IIE, 2003.p. 967-971.

Downloads

Publicado

12-11-2009

Como Citar

BROTA, G. .A, CORAUCCI FILHO, B., ROSTON, D. M., LUCAS JAQUIÊ RIBEIRO, L. C., & GUILHERME PIRES, M. S. (2009). O USO DE MODELAGEM EM UM SISTEMA DE REUSO DE EFLUENTES POR IRRIGAÇÃO: ESTUDO DE CASO. Revista Brasileira De Engenharia De Biossistemas, 3(2), 111–116. https://doi.org/10.18011/bioeng2009v3n2p111-116

Edição

Seção

Regular Section