ANÁLISE DO CONTROLE DE QUALIDADE DE UM TERRACEADOR TRABALHANDO EM UM ARGISSOLO VERMELHO AMARELO
DOI:
https://doi.org/10.18011/bioeng2016v10n2p210-216Palavras-chave:
Controle estatístico do processo, Ferramentas de qualidade, ngulos de ataqueResumo
O terraceador é um implemento agrícola utilizado para construir camalhão no solo, tendo a função de controlar o escoamento superficial das águas da chuva e permitir a maior retenção de água no solo, neste sentido é necessário que o ângulo de ataque do terraceador seja adequado ao solo que esta sendo trabalhado, para que o mesmo possa obter maior eficiência na formação dos camalhões. O objetivo do trabalho foi avaliar o controle de qualidade de um terraceador trabalhando em diferentes ângulos de ataque por meio das ferramentas do Controle Estatístico do Processo (CEP). O ensaio foi realizado em um Argissolo Vermelho-amarelo e os ângulos de ataque do terraceador que foram avaliados foram de 90°, 100° e 110°. Para realizar o ensaio foi demarcada uma área de 50 m. A coleta dos dados foi realizada por meio da medição da base maior, base menor e altura da curva de nível. O controle estatístico do processo foi utilizado para avaliar o controle de qualidade do terraceador trabalhando em diferentes ângulos de ataque. O software Minitab-Versão® 16 foi utilizado para analisar os dados. O ângulo de 90° apresentou melhor desempenho, porém é necessário que o processo seja verificado, pois ocorreu uma grande variabilidade das amostras dentro dos limites especificados.Downloads
Referências
ALBIERO, D. Desenvolvimento e avaliação de máquina multifuncional conservacionista para a agricultura familiar. Tese (Dourado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, p. 244. 2010.
ALENCAR, J. R. B; LOPES, C. E; SOUZA JR. M. B. Controle Estatístico de Processo Multivariado: aplicação ao monitoramento da produção de comprimidos de captopril. Revista Brasileira de Farmácia, v. 88, n.4, p. 200-205, 2007.
BARROS, F. F. A melhoria contínua no processo de plantio da cana-de-açúcar. Dissertação (Mestrado em Máquinas Agrícolas) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Universidade de São Paulo, Piracicaba. p.79. 2008.
BERTOL, I.; COGO, N. P.; CASSOL, E. A. Distância entre terraços usando o comprimento Crítico de rampa em dois preparos conservacionistas de solo. Revista Brasileira de Ciências do Solo, v. 24, p. 417-425, 2000.
BERTONI, J.; LOMBARDI NETO, F. Conservação do Solo. São Paulo Editora: Ícone, p. 355, 1990.
BULCÃO, J. P.; MELO, R. P, NASCIMENTO, H.C.F. do.; FREITAS, C.R. de.; ALBIERO, D. Avaliação de um terraceador em um solo do semiárido Cearense. Brazilian Journal of Biosystems Engineering, v. 8, n.4, p. 299-303, 2014.
EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Sistema brasileiro de classificação de solos. Rio de Janeiro. 2006.
KONRATH, A. C. Decomposição da estatística do gráfico de controle multivariado t² de hotelling por meio de um algoritmo computacional. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, p. 90 dez. 2002.
MAGALHÃES, R. R.;CYMROT, R. Técnicas de monitoramento e controle estatístico de processos através de caratas de controle da soma cumulativa e de cartas de controle de média móvel exponencialmente ponderada. In: VI Encontro Latino Americano de Pós-Graduação – Universidade do Vale do Paraíba Anais. Paraíba, p. 463-466, 2010.
MONTGOMERY, D. C. Introdução ao controle estatístico da qualidade. 4° Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004.
OLIVEIRA, J. U. C. de. Estatística: Uma nova abordagem. Rio de Janeiro. Editora Ciência, 2010.
PRUSKI, F.F.; FERREIRA, P.A.; RAMOS, M.M.; CECON, P.R. Parâmetros para o dimensionamento e manejo de sistemas de conservação de solos com terraços posicionados em nível, em treze municípios paranaenses. Engenharia na Agricultura, v.3, n.35, p.1-13, 1994.
SILVA, R. P. da.; VOLTARELLI, M. A.; CASSIA, M. T. Controle de qualidade em operações agrícolas mecanizadas. SILVA, R. P. da.; VOLTARELLI, M. A. Controle de qualidade em operações agrícolas. 1° ed. Jaboticabal: SBEA, 2015, 244. p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 R. P. Melo, D. Albiero, A. C. Praciano, E. S. Cavalcante, F. R. B. Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.