ANÁLISE DO CONTROLE DE QUALIDADE DA DENSIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE ARROZ POR UMA SEMEADORA DE FLUXO CONTÍNUO
DOI:
https://doi.org/10.18011/bioeng2014v8n4p343-350Palavras-chave:
densidade de distribuição, ferramentas de qualidade, semeaduraResumo
As semeadoras apresentam papel de destaque quando se leva em consideração que o processo de semeadura precisa ser realizado de forma correta, assegurando a população adequada de plantas no stand final. Neste sentido um dos fatores que influenciam neste processo é a uniformidade de distribuição de sementes e a profundidade de deposição. Na agricultura é complicado determinar todos os pontos que interferem durante as operações agrícolas, por isso as ferramentas de qualidade se apresentam como uma alternativa para garantir o desempenho adequado do processo em função dos fatores críticos. Este trabalho teve como objetivo avaliar a densidade de distribuição e a profundidade de deposição de sementes de arroz em função de duas velocidades teóricas de deslocamento 4 e 8 km.h-1 para uma semeadora de fluxo contínuo. O experimento foi realizado na área experimental do Departamento de Engenharia Agrícola, da Universidade Federal do Ceará, em um solo classificado como Argissolo vermelho-amarelo. A semeadora foi regulada para obter a densidade de 80g sementes de arroz/m e profundidade de 3 cm. Os dados foram analisados através do Software Minitab – Versão16. A densidade de distribuição de sementes de arroz foi influenciada com o aumento da velocidade.
Downloads
Referências
ALBIERO, D. Desenvolvimento e avaliação de máquina multifuncional conservacionista para a agricultura familiar. Tese (Dourado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, p. 244. 2010.
ALBIERO, D.; MACIEL, A. J. S.; MILAN, M.; MONTEIRO, L.A.; MION, R.L.. Avaliação da distribuição de sementes por uma semeadora de anel interno rotativo utilizando média móvel exponencial. Revista Ciência Agronômica, Fortaleza, v. 43, n. 1, p. 86-95, 2012.
BALASTREIRE, L.A. Máquinas Agrícolas. 2 ed. São Paulo: Manole, 310 p. 2005.
BARROS, F. F. A melhoria contínua no processo de plantio da cana-de-açúcar. Dissertação (Mestrado em Máquinas Agrícolas) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – Universidade de São Paulo, Piracicaba. p.79. 2008.
CANOVA, R; SILVA, R. P; FURLANI, C. E. A. et. al. Distribuição de sementes por uma semeadora-adubadora em função de alterações no mecanismo dosador e de diferentes velocidades de deslocamento. Engenharia na Agricultura, Viçosa, v.15, n.3, 299-306, Jul./Set. 2007.
COELHO, J. L. D. Avaliação de elementos sulcadores para semeadoras-adubadoras utilizadas em sistemas conservacionistas de manejo do solo. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, p.96.1998.
COLOMBINO, A.; POLLACINO, J. C.; SOSA, R. O. Máquinas para implantacion de cultivos. Buenos Aires: Universidade de Buenos Aieres, Apostila, p.25, 1985.
COPETTI, E. Prevenir custa menos. Revista Cultivar Máquinas. fev. 2004.
CORTEZ, J. W; FURLANI, C. E. A; SILVA, R. P. da.et. al. Distribuição longitudinal de sementes de soja e características físicas do solo no plantio direto. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v. 26, n. 2, p. 502- 510, 2006.
DIAS, V. O.;DALLMEYER, A.; ALONÇO, A. S. A eficiência está nos detalhes.Revista a Granja.Ed. 728, ago. 2009.
ELSMAR. FMEA. 2009.Disponível em: .
LEITE, A. R. F. Profundidade da semeadura de sorgo em função da velocidade de deslocamento da semeadora de fluxo contínuo em um Argissolo Vermelho-amarelo. Monografia - Universidade Federal do Ceará, p.36, 2012.
MAHL. D.et al. Demanda energética e eficiência da distribuição de sementes milho sob variação de velocidade e condição de solo; Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v. 24, n. 1, p. 150-157, jan./abr. 2004.
MELO, R. P.; ALBIERO, D.; MONTEIRO, L. de. A.; SOUZA, F. H.; SILVA, J. G. Qualidade na distribuição de sementes de milho em semeadoras em um solo cearense. Revista Ciência Agronômica, v. 44, n. 1, p. 94-101, jan./mar. 2013.
MIALHE, L. G. Máquinas agrícolas: ensaios e certificação. Piracicaba: FEALQ,p. 723, 1996.
MONTEIRO, L. de, A.; ALBIERO, D.; SOUZA, F. H. de. MELO, R. P.; CORDEIRO, I. M. Rendimento na barra de tração de um trator agrícola com diferentes relações de peso e potência. Revista Ciência Agronômica, v. 44, n. 1, p. 70-75, jan./mar.2013.
MONTGOMERY, D. C. Introdução ao controle estatístico da qualidade. 4° Ed. Rio de Janeiro: LTC, 2004.
OLIVEIRA, J. U. C. de. Estatística: Uma nova abordagem. Rio de Janeiro. Editora Ciência, 2010.
PAULI, D. G.; MILAN, M.; SALVI, J. V. Qualidade total. Cultivar Máquina, v.85, 2009.
REIS, E. F.; MOURA, J. R.; DELMOND, J. G. et. al. Características operacionais de uma semeadora-adubadora de plantio direto na cultura da soja (Glycine Max (L.) Merril). Revista Ciência Técnicas Agropecuárias, v. 16, n.3, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 R.P. MELO, F.R.B. FERNANDES, H.C.F. DO NASCIMENTO, C.L. MAIA, D. ALBIERO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.