ANÁLISE DO USO DAS MÍDIAS SOCIAIS PELAS 50 MAIORES EMPRESAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO ENTRE OS ANOS 2012 E 2013

Autores

  • Karen Gimenez Garzon UNESP - Univ Estadual Paulista, Campus de Tupã. Av. Domingos da Costa Lopes, 780. Jardim Itaipu. CEP: 17602-496. Tupã, SP, Brasil.
  • JOÃO Guilherme de Camargo Ferraz Machado UNESP - Univ Estadual Paulista, Campus de Tupã. Av. Domingos da Costa Lopes, 780. Jardim Itaipu. CEP: 17602-496. Tupã, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18011/bioeng2014v8n1p13-24

Palavras-chave:

Agronegócio, Comunicação, Estratégias de Marketing, Mídias Sociais

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar o uso das mídias sociais por empresas do setor do agronegócio no Brasil. Mais especificamente, buscou-se classificar as empresas quanto à finalidade de utilização e o conteúdo publicado por essas mídias, comparando-as dentro do mesmo setor. Foram analisadas as 50 maiores empresas classificadas no Guia Exame Melhores e Maiores em 2010 e 2011, na categoria 'Agronegócio', permitindo a comparação dos resultados.  Para a realização da pesquisa foi utilizado a técnica da análise de conteúdo, por meio da observação e interpretação das postagens feitas durante 30 dias consecutivos. Para essa análise foram criadas categorias, visando facilitar a classificação do conteúdo postado. Os resultados mostraram um significativo aumento no uso do Facebook em 2013, enquanto a quantidade de tweets se manteve praticamente a mesma. Nos dois casos, a categoria de postagem mais frequente foi 'informação', com 34% e 37% do total de postagens, respectivamente. Concluiu-se que as empresas do setor do agronegócio continuam utilizando pouco as mídias sociais como canal de comunicação, apesar do aumento de 109% de um ano para o outro.

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Publicado

09-12-2014

Como Citar

Garzon, K. G., & Machado, J. G. de C. F. (2014). ANÁLISE DO USO DAS MÍDIAS SOCIAIS PELAS 50 MAIORES EMPRESAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO ENTRE OS ANOS 2012 E 2013. Revista Brasileira De Engenharia De Biossistemas, 8(1), 13–24. https://doi.org/10.18011/bioeng2014v8n1p13-24

Edição

Seção

Regular Section