USO DE REMEDIADORES BIOLÓGICOS NA BIODIGESTÃO ANAERÓBIA DA CAMA DE FRANGO DE CORTE

Autores

  • L. V. C. DA COSTA
  • A. L. SAGULA
  • J. L. JÚNIOR

DOI:

https://doi.org/10.18011/bioeng2012v6n2p71-78

Palavras-chave:

avicultura, biodigestores e microrganismos

Resumo

A cama de frango subproduto gerado na produção de aves de corte, vem sendo cada vez mais reutilizada pelos produtores, sendo essa cama muitas vezes composta por produtos disponível em determinada região, como o bagaço de cana,casca de amendoim, casca de arroz, etc, produtos esses classificados como altamente lignificados e de difícil degradação,principalmente quando se trabalha com tratamento em biodigestão anaeróbia, dificultando a atuação de bactérias metanogênicas.Baseado nesse exposto, o objetivo desse  trabalho foi avaliar a inclusão de remediadores biológicos na biodigestão anaeróbia da cama de frango que tiveram ou não a separação da fase sólida e líquida  e seu efeito na produção e qualidade de biogás. Foram utilizados 12 biodigestores modelo batelada de bancada abastecidos com cama de frango de 3º lote de reutilização e remediadores biológicos comercial. O tempo de retenção hidráulica foi de 120 dias. Observou-se que os tratamentos que não tiveram a separação de sólidos adicionados de remediadores biológicos foram os que mais produziram biogás, e a porcentagem de metano pelas médias não apresentou diferença entre os tratamentos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMERICAN PUBLIC HEALTH ASSOCIATION. Standad methods for examinations of water and wastewater. 21 ed. Washington: American Water Works Association, 2005. 1368 p.

CAETANO, L. Proposição de um sistema modificado para quantificação de biogás. 1985. 75f. Dissertação (Mestrado em Energia na Agricultura) - Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, 1985.

DUARTE, K. F. Critérios de avaliação das exigências em treonina, triptofano, valina e isoleucina para frangos de corte de 22 a 42 dias de idade. UNESP. Dissertação (Doutorado em Zootecnia), 118 p. Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, SP – 2009.

FERREIRA, D. F. SISVAR: um programa para análises e ensino de estatística. Revista Symposium, Lavras, v. 6, p. 36-41, 2008.

MILLIOLI, V. S.; SANTOS, L. C. Avaliação da Potencialidade do uso de Biossurfactante na Biorremediação de Solo Contaminado por óleo cru. p. 1-13, 2001.

OGEJO, J. A.; LI, L.. Enhancing biomethane production from flush dairy manure with turkey processing wastewater. Applied Energy, 2010. Article in press.

ORRICO JÚNIOR, M. A. P. Biodigestão anaeróbia e compostagem de dejetos de suínos, com e sem separação de sólidos. 2008. 93 f. Dissertação (Mestrado em Zootecnia)-Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, 2008.

VALENTE, A.M.; ALEXANDRE V.M.; CAMMAROTA, M.C.; FREIRE, D.M.G. Pré-hidrólise enzimática de gordura de efluente da indústria de pescado objetivando o aumento da produção de metano. Ciência e Tecnologia de Alimentos. Campinas-SP, v.30, p.483-488,abr.-jun 2010.

Downloads

Publicado

25-11-2012

Como Citar

DA COSTA, L. V. C., SAGULA, A. L., & JÚNIOR, J. L. (2012). USO DE REMEDIADORES BIOLÓGICOS NA BIODIGESTÃO ANAERÓBIA DA CAMA DE FRANGO DE CORTE. Revista Brasileira De Engenharia De Biossistemas, 6(2), 71–78. https://doi.org/10.18011/bioeng2012v6n2p71-78

Edição

Seção

Regular Section