A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.18011/bioeng2013v7n1p55-69Palavras-chave:
Sustentabilidade, Reciclagem, Resíduos SólidosResumo
Para que se possa entender o objetivo de reciclagem, é preciso entender o significado de lixo, não no sentido de sujeira, e sim como algo útil, podendo ser alternativa de reutilização, gerando a sustentabilidade dentro de seu contexto geral de responsabilidade social (PORTILHO, 2010). Seja como alternativa para o desenvolvimento, essa preocupação das organizações tornou-se algo fundamental para sobrevivência no mercado, uma iniciativa extremamente importante, tornando-se espelho de uma sociedade cada vez mais exigente e preocupada com o mundo. É importante verificar, que através da prática de reciclagem dos resíduos sólidos, que é o foco primordial analisado, estão associados os benefícios gerados, como geração de renda, além da consciência ecológica, diminuindo o impacto no meio ambiente. Sendo assim, esse trabalho objetiva gerar uma visão geral da sustentabilidade com foco na reciclagem de resíduos sólidos, através de iniciativas de organizações cotadas na BMF&BOVESPA, verificando o que suas ações representam, com atitudes capazes de gerar grande impacto e benefícios em vários aspectos. Como resultado foi possível observar que o principal impacto está sendo gerado através da consciência ambiental do mundo inteiro, refletindo uma geração com atitudes movidas pela nova visão de preocupação com o futuro de outras gerações.
Downloads
Referências
ALCOA. Reciclagem: O que é reciclagem. Disponível em: <?http://www.alcoa.com/brazil/pt/custom_page/reciclagem/reciclagem.asp>. Acesso em 02 de junho de 2012.
ALMEIDA, Josimar Ribeiro de. Gestão Ambiental para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Editora Thex: Almeida Cabral, 2010.
BALZON, D. R.; SILVA, J. C. G.; SANTOS, A. J. Aspectos mercadológicos de PFNMs - Análise e retrospectiva. Revista Floresta da UFPR, v. 34, p. 363-371, 2004.
BANRISUL. Responsabilidade Social. Disponível em:< http://www.banrisul.com.br/>. Acesso em 25 de Maio de 2012.
BMF&BOVESPA. Em Boa Companhia – Projetos de Sustentabilidade nas Empresas Listadas. Disponível em:< http://www.bmfbovespa.com.br/wrs/FormConsultaResultEmpresa.asp?letra=TODOS&Idioma=>. Acesso em 25 de Maio de 2012.
BMF&BOVESPA. Sustentabilidade – Novo Valor. Disponível em:< http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/a-bmfbovespa/sustentabilidade/sustentabilidade.aspx?idioma=pt-br>. Acesso em 25 de Maio de 2012.
BRAGA JUNIOR, S.S.; RIZZO, M. R. Sustentabilidade através do aproveitamento de resíduos: um estudo dos processos implantados por um supermercado de médio porte. Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas. vol. 4, n. 2. p. 360-377.
CELESC. Responsabilidade Social. Disponível em: http://novoportal.celesc.com.br/portal/index.php/celesc-holding/responsabilidade-socioambiental/responsabilidade-social.>.Acesso em 25 de Maio de 2012.
CHELEGON, Hamilton. Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Disponível em<http://www.webartigos.com/artigos/responsabilidadesocialesustentabilidade/7197/>Acesso em 01 de Maio de 2012.
DIAS, Reinaldo. Gestão Ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 2ª Edição. São Paulo: Editora Atlas, 2011.
DONHA, M. S. Conhecimento e participação da comunidade no sistema de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos: o caso de Marechal Cândido Rondon – PR. Dissertação de Mestrado da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2002.
ETHOS, Instituto. O que é RSE. Disponível em <http://www1.ethos.org.br/EthosWeb/pt/29/o_que_e_rse/o_que_e_rse.aspx>.Acesso em 14 de Abril de 2012.
GARCIA, Felipe B. Definição da Sustentabilidade. Disponível em:<http://sustentabilidades.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=30&Itemid=50>Acesso em 14 de Abril de 2012.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª Edição. São Paulo: Atlas, 2009.
GRUPO CCR. Estratégia para a Sustentabilidade. Disponível em:< http://www.grupoccr.com.br/sustentabilidade/estrategia-para-a-sustentabilidade>. Acesso em 25 de Maio de 2012.
GRUPO PÃO DE AÇÚCAR. Ambiental. Disponível em:< http://grupopaodeacucar.com.br/responsabilidade-socioambiental/ambiental/>. Acesso em 25 de Maio de 2012.
IRANI. Sustentabilidade. Disponível em: < http://www.irani.com.br/pt/info/sustentabilidade>. Acesso em 25 de Maio de 2012.
KORILLINY, Railka. A importância da reciclagem. Disponível em: Acesso em: 13 de Abril de 2012.
LEITE, Paulo Roberto. Canais de distribuição reversos: fatores de influência sobre as quantidades recicladas de materiais. In: III Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais. São Paulo, 2000.
MORAES, Denise. Gestão Ambiental. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAMbwAK/gestao-ambiental#.>.Acesso em 06 de Maio de 2012.
MOTTA, R S; SAYAGO, D E. Propostas de instrumentos econômicos ambientais para a redução do lixo urbano e o reaproveitamento de sucatas no Brasil. Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada. Rio de Janeiro, 1998.
NATURA. Ação Social – Construindo em Sociedade. Disponível em:< http://www.natura.net/port/cosmoprof/por/universo/acao_social.asp>. Acesso em 25 de Maio de 2012.
ODONTOPREV. Construir um Mundo Melhor. Disponível em:< http://www.odontoprev.com.br/inst/news2910. jsp>. Acesso em 25 de Maio de 2012.
PORTILHO, F. Sustentabilidade Ambiental, Consumo e Cidadania, 2ª edição. São Paulo: Cortez, 2010.
PORTO SEGURO. Responsabilidade Ambiental e Social – Porto Seguro. Disponível em:< http://www.portoseguro.com.br/porto-seguro/corporacao-porto-seguro/responsabilidade-social-e-ambiental.html>. Acesso em 25 de Maio de 2012.
RODRIGUES, William Costa. Metodologia Cientifica. Disponível em:< http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/3922/material/Willian%20Costa%20Rodrigues_metodologia_cientifica.pdf>. Acesso em 08 de Maio de 2012.
SILVA, P. J.; BRITO, M. J. Gestão ambiental integrada: um estudo da gestão de resíduos da construção civil na cidade de Belo Horizonte - MG. In: IX Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais - SIMPOI, 2006, São Paulo. IX Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2006.
SILVINA, Ana Paula, SILVA, Marlene, TALITA, Vanessa. A Importância da Preservação do Meio Ambiente pelas Empresas. Disponível em: http://www.maurolaruccia.adm.br/trabalhos/ambiente.htm. Acesso em 06 de Maio de 2012.
SUA PESQUISA. Reciclagem. Disponível em:< http://www.suapesquisa.com/reciclagem/>. Acesso em 06 de Maio de 2012.
VILLAVICENCIO, G. J.; ROVIRA, M. R. Eco-eficiencia en la gestión de residuos municipales - modelo y aproximación empírica. In: IX Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais - SIMPOI, 2006, São Paulo. IX Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Sergio Silva BRAGA JUNIOR, Luciane Ribeiro Dias PINHEIRO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.