A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES

Autores

  • Sergio Silva BRAGA JUNIOR Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho, Professor Assistente Doutor da UNESP
  • Luciane Ribeiro Dias PINHEIRO Mestre em Administração pela USCS, Professor da FATEC

DOI:

https://doi.org/10.18011/bioeng2013v7n1p55-69

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Reciclagem, Resíduos Sólidos

Resumo

Para que se possa entender o objetivo de reciclagem, é preciso entender o significado de lixo, não no sentido de sujeira, e sim como algo útil, podendo ser alternativa de reutilização, gerando a sustentabilidade dentro de seu contexto geral de responsabilidade social (PORTILHO, 2010).  Seja como alternativa para o desenvolvimento, essa preocupação das organizações tornou-se algo fundamental para sobrevivência no mercado, uma iniciativa extremamente importante, tornando-se espelho de uma sociedade cada vez mais exigente e preocupada com o mundo. É importante verificar, que através da prática de reciclagem dos resíduos sólidos, que é o foco primordial analisado, estão associados os benefícios gerados, como geração de renda, além da consciência ecológica, diminuindo o impacto no meio ambiente. Sendo assim, esse trabalho objetiva gerar uma visão geral da sustentabilidade com foco na reciclagem de resíduos sólidos, através de iniciativas de organizações cotadas na BMF&BOVESPA, verificando o que suas ações representam, com atitudes capazes de gerar grande impacto e benefícios em vários aspectos. Como resultado foi possível observar que o principal impacto está sendo gerado através da consciência ambiental do mundo inteiro, refletindo uma geração com atitudes movidas pela nova visão de preocupação com o futuro de outras gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALCOA. Reciclagem: O que é reciclagem. Disponível em: <?http://www.alcoa.com/brazil/pt/custom_page/reciclagem/reciclagem.asp>. Acesso em 02 de junho de 2012.

ALMEIDA, Josimar Ribeiro de. Gestão Ambiental para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Editora Thex: Almeida Cabral, 2010.

BALZON, D. R.; SILVA, J. C. G.; SANTOS, A. J. Aspectos mercadológicos de PFNMs - Análise e retrospectiva. Revista Floresta da UFPR, v. 34, p. 363-371, 2004.

BANRISUL. Responsabilidade Social. Disponível em:< http://www.banrisul.com.br/>. Acesso em 25 de Maio de 2012.

BMF&BOVESPA. Em Boa Companhia – Projetos de Sustentabilidade nas Empresas Listadas. Disponível em:< http://www.bmfbovespa.com.br/wrs/FormConsultaResultEmpresa.asp?letra=TODOS&Idioma=>. Acesso em 25 de Maio de 2012.

BMF&BOVESPA. Sustentabilidade – Novo Valor. Disponível em:< http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/a-bmfbovespa/sustentabilidade/sustentabilidade.aspx?idioma=pt-br>. Acesso em 25 de Maio de 2012.

BRAGA JUNIOR, S.S.; RIZZO, M. R. Sustentabilidade através do aproveitamento de resíduos: um estudo dos processos implantados por um supermercado de médio porte. Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas. vol. 4, n. 2. p. 360-377.

CELESC. Responsabilidade Social. Disponível em: http://novoportal.celesc.com.br/portal/index.php/celesc-holding/responsabilidade-socioambiental/responsabilidade-social.>.Acesso em 25 de Maio de 2012.

CHELEGON, Hamilton. Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Disponível em<http://www.webartigos.com/artigos/responsabilidadesocialesustentabilidade/7197/>Acesso em 01 de Maio de 2012.

DIAS, Reinaldo. Gestão Ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 2ª Edição. São Paulo: Editora Atlas, 2011.

DONHA, M. S. Conhecimento e participação da comunidade no sistema de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos: o caso de Marechal Cândido Rondon – PR. Dissertação de Mestrado da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2002.

ETHOS, Instituto. O que é RSE. Disponível em <http://www1.ethos.org.br/EthosWeb/pt/29/o_que_e_rse/o_que_e_rse.aspx>.Acesso em 14 de Abril de 2012.

GARCIA, Felipe B. Definição da Sustentabilidade. Disponível em:<http://sustentabilidades.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=30&Itemid=50>Acesso em 14 de Abril de 2012.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6ª Edição. São Paulo: Atlas, 2009.

GRUPO CCR. Estratégia para a Sustentabilidade. Disponível em:< http://www.grupoccr.com.br/sustentabilidade/estrategia-para-a-sustentabilidade>. Acesso em 25 de Maio de 2012.

GRUPO PÃO DE AÇÚCAR. Ambiental. Disponível em:< http://grupopaodeacucar.com.br/responsabilidade-socioambiental/ambiental/>. Acesso em 25 de Maio de 2012.

IRANI. Sustentabilidade. Disponível em: < http://www.irani.com.br/pt/info/sustentabilidade>. Acesso em 25 de Maio de 2012.

KORILLINY, Railka. A importância da reciclagem. Disponível em: Acesso em: 13 de Abril de 2012.

LEITE, Paulo Roberto. Canais de distribuição reversos: fatores de influência sobre as quantidades recicladas de materiais. In: III Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais. São Paulo, 2000.

MORAES, Denise. Gestão Ambiental. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAMbwAK/gestao-ambiental#.>.Acesso em 06 de Maio de 2012.

MOTTA, R S; SAYAGO, D E. Propostas de instrumentos econômicos ambientais para a redução do lixo urbano e o reaproveitamento de sucatas no Brasil. Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada. Rio de Janeiro, 1998.

NATURA. Ação Social – Construindo em Sociedade. Disponível em:< http://www.natura.net/port/cosmoprof/por/universo/acao_social.asp>. Acesso em 25 de Maio de 2012.

ODONTOPREV. Construir um Mundo Melhor. Disponível em:< http://www.odontoprev.com.br/inst/news2910. jsp>. Acesso em 25 de Maio de 2012.

PORTILHO, F. Sustentabilidade Ambiental, Consumo e Cidadania, 2ª edição. São Paulo: Cortez, 2010.

PORTO SEGURO. Responsabilidade Ambiental e Social – Porto Seguro. Disponível em:< http://www.portoseguro.com.br/porto-seguro/corporacao-porto-seguro/responsabilidade-social-e-ambiental.html>. Acesso em 25 de Maio de 2012.

RODRIGUES, William Costa. Metodologia Cientifica. Disponível em:< http://professor.ucg.br/SiteDocente/admin/arquivosUpload/3922/material/Willian%20Costa%20Rodrigues_metodologia_cientifica.pdf>. Acesso em 08 de Maio de 2012.

SILVA, P. J.; BRITO, M. J. Gestão ambiental integrada: um estudo da gestão de resíduos da construção civil na cidade de Belo Horizonte - MG. In: IX Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais - SIMPOI, 2006, São Paulo. IX Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2006.

SILVINA, Ana Paula, SILVA, Marlene, TALITA, Vanessa. A Importância da Preservação do Meio Ambiente pelas Empresas. Disponível em: http://www.maurolaruccia.adm.br/trabalhos/ambiente.htm. Acesso em 06 de Maio de 2012.

SUA PESQUISA. Reciclagem. Disponível em:< http://www.suapesquisa.com/reciclagem/>. Acesso em 06 de Maio de 2012.

VILLAVICENCIO, G. J.; ROVIRA, M. R. Eco-eficiencia en la gestión de residuos municipales - modelo y aproximación empírica. In: IX Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais - SIMPOI, 2006, São Paulo. IX Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais, 2006.

Downloads

Publicado

25-11-2013

Como Citar

BRAGA JUNIOR, S. S., & PINHEIRO, L. R. D. (2013). A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DENTRO DAS ORGANIZAÇÕES. Revista Brasileira De Engenharia De Biossistemas, 7(1), 55–69. https://doi.org/10.18011/bioeng2013v7n1p55-69

Edição

Seção

Regular Section