REUSO DO PÓ DE SILÍCIO ORIUNDO DA PRODUÇÃO DE SEMICONDUTORES NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
DOI:
https://doi.org/10.18011/bioeng2013v7n2p118-123Palavras-chave:
ecologia industrial, semicondutores, reuso, Valorização de resíduos, pó de silícioResumo
Para a indústria de semicondutores, o resíduo de pó de silício é um problema na esfera da ecologia industrial. A proposta deste trabalho é analisar as características deste resíduo, objetivando o fechamento do ciclo de produção. O pó de silício obtido através do processo do corte das lâminas de silício foi caracterizado por ensaios físicos e por microscopia ótica. Após a separação, o resíduo foi adicionado ao cimento comum formando corpos de prova e com isso, avaliou-se o possível ganho na resistência à compressão comparada ao cimento comum, comprovando a viabilidade técnica da utilização deste tipo de resíduo na fabricação de produtos de cimento.
Downloads
Referências
ARBUCIAS, J. G. Melhoria da Sustentabilidade pela Aplicação do Conceito de Ecologia Industrial: Estudo de Caso no Setor Eletroeletrônico, Tese, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2008. 162 p.
AYRES, R.U; AYRES, L.; FRANKL, P. Industrial ecology: towards closing the materials cycle. Cheltenham, UK E. Elgar Brookfield, Vt., US 1996, 379 p.
BORCHARDT, M.; SELLITTO, M. A.; PEREIRA, G. M.; POLTOSI, L. A. C., Implementação do ecodesign: um estudo de caso na indústria eletrônica. ENEGEP 2007, Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 09 a 11/10/2007. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2007_TR670485_9203.pdf.
BREJÃO, A. S.; SHIKI, M. P.; CALDANA, A. E.; SILVA, M. L. P. Co-processamento de pó de silício para simbiose industrial: Um estudo de caso em uma empresa de semicondutores. International Workshop Advances In Cleaner Production - Integrating Cleaner Production Into Sustentainability Strategies – São Paulo – Brasil: 2013.
COSTA, M. I. L.; SILVA, E. R; MATTOS, U. A. O., 20 anos de Eco-eficiência no Brasil: de estratégia de negócios a princípio de Política Pública, Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, 8(1) (2012) 3-28.
FONSECA, G. C., Adições minerais e as disposições normativas relativas à produção de concreto no Brasil: uma abordagem epistêmica, Tese, Universidade Federal de Minas Gerais - programa de pós-graduação em construção civil, Belo Horizonte, 2010.
GAMEIRO, J., Desenvolvimento de Tecnologias Mais Limpas Aplicadas à Microeletrônica, Dissertação, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2002, 102 p.
QUEIROZ, E. F., Melhoria de Processos pelo Levantamento de Indicadores Ambientais via Software, Dissertação, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, 2006, 171p.
LEE, Tzen-Chin & LIU, Feng Jiin, Recovery of hazardous semiconductor-industry sludge as a useful resource., Journal of Hazardous Materials 165 (2009) 359–365
REIS, L. S. N., Sobre a recuperação e reforço de estruturas de concreto armado, Dissertação, Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Engenharia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Estruturas, 2001, 114p.
TOPORCOV, V. P. Eco-Eficiência e Eco-Efetividade como Direcionadores de Geração de Valor em Projetos. Uma aplicação em uma empresa no Brasil, Dissertação, Escola de Administração de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2009, 88 p. Disponível em: http://hdl.handle.net/10438/5807.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Antonio S BREJÃO, Marcos de O. MORAIS, Oduvaldo VENDRAMETTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.