DIMENSIONAMENTO DE SISTEMAS DE DRENAGEM ATRAVÉS DE SOFTWARE COMPUTACIONAL

Autores

  • RAFAEL LUDWIG
  • JOÃO C. C. SAAD
  • FERNANDO F. PUTTI
  • JOSUÉ F. DA S. JUNIOR
  • ANA PAULA R. A. SCHIMIDT
  • DEBORA DE O. LATORRE
  • ILCA P. DE F. E SILVA

DOI:

https://doi.org/10.18011/bioeng2013v7n2p70-76

Palavras-chave:

espaçamento entre drenos, drenagem agrícola, programa computacional

Resumo

Em terras agrícolas, com déficit de drenagem, torna-se importante a remoção do excesso de água por estruturas artificiais, denominadas drenos, melhorando as condições de aeração, estrutura e resistência do solo. Porém, para obter-se um adequado funcionamento do sistema é importante considerar os diversos fatores envolvidos, como: características do solo, da cultura, do regime de escoamento e os critérios de drenagem. Para facilitar esse processo, desenvolveu-se um software na linguagem PASCAL, baseado nas equações de Hooghoudt e de Ernest para o regime permanente, e na equação de Glover-Dumm para o variável. Assim, para o dimensionamento dos drenos caberá ao usuário selecionar o regime correspondente a sua situação. Após essa etapa, parte-se para a seleção do perfil do solo, podendo ser homogêneo ou dividido em duas camadas, atentando que para regime variável considera-se a condutividade hidráulica do solo saturado constante ao longo do perfil do solo. Também é necessário identificar o local de instalação do dreno, em relação à camada impermeável e posteriormente o tipo de dreno a ser adotado, tubular ou trapezoidal. Feito isso e informando todos os dados necessários o programa poderá calcular o espaçamento entre os drenos com rapidez, atendendo as necessidades de cada projeto de drenagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MILLAR, Agustin A.. Drenagem de terras agrícolas: bases agronômicas. 2. ed. São Paulo: Editerra Eiditorial Ltda., 1988. 306 p.

PRUSKI, Fernando Falco et al. Dreno 2.0: Dimensionamento e manejo de sistemas de drenagem de superfície. In: PRUSKI, Fernando Falco et al. Hidros: Dimensionamento de sistemas hidroagrícolas. Viçosa: Ufv, 2006. Cap. 4, p. 61-102.

MARTINES, Mauro Aparecido; OLIVEIRA, Rubens Alves de. Drenagem. In: BERNADO, Salassier; SOARES, Antonio Alves; MANTOVANI, Everardo Chartuni. Manual de Irrigação. 8. ed. Viçosa: Ufv, 2006. Cap. 11, p. 571-625.

Downloads

Publicado

05-12-2013

Como Citar

LUDWIG, R., SAAD, J. C. C., PUTTI, F. F., JUNIOR, J. F. D. S., SCHIMIDT, A. P. R. A., LATORRE, D. D. O., & SILVA, I. P. D. F. E. (2013). DIMENSIONAMENTO DE SISTEMAS DE DRENAGEM ATRAVÉS DE SOFTWARE COMPUTACIONAL. Revista Brasileira De Engenharia De Biossistemas, 7(2), 70–76. https://doi.org/10.18011/bioeng2013v7n2p70-76

Edição

Seção

Regular Section