DIMENSIONAMENTO DE SISTEMAS DE DRENAGEM ATRAVÉS DE SOFTWARE COMPUTACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.18011/bioeng2013v7n2p70-76Palavras-chave:
espaçamento entre drenos, drenagem agrícola, programa computacionalResumo
Em terras agrícolas, com déficit de drenagem, torna-se importante a remoção do excesso de água por estruturas artificiais, denominadas drenos, melhorando as condições de aeração, estrutura e resistência do solo. Porém, para obter-se um adequado funcionamento do sistema é importante considerar os diversos fatores envolvidos, como: características do solo, da cultura, do regime de escoamento e os critérios de drenagem. Para facilitar esse processo, desenvolveu-se um software na linguagem PASCAL, baseado nas equações de Hooghoudt e de Ernest para o regime permanente, e na equação de Glover-Dumm para o variável. Assim, para o dimensionamento dos drenos caberá ao usuário selecionar o regime correspondente a sua situação. Após essa etapa, parte-se para a seleção do perfil do solo, podendo ser homogêneo ou dividido em duas camadas, atentando que para regime variável considera-se a condutividade hidráulica do solo saturado constante ao longo do perfil do solo. Também é necessário identificar o local de instalação do dreno, em relação à camada impermeável e posteriormente o tipo de dreno a ser adotado, tubular ou trapezoidal. Feito isso e informando todos os dados necessários o programa poderá calcular o espaçamento entre os drenos com rapidez, atendendo as necessidades de cada projeto de drenagem.
Downloads
Referências
MILLAR, Agustin A.. Drenagem de terras agrícolas: bases agronômicas. 2. ed. São Paulo: Editerra Eiditorial Ltda., 1988. 306 p.
PRUSKI, Fernando Falco et al. Dreno 2.0: Dimensionamento e manejo de sistemas de drenagem de superfície. In: PRUSKI, Fernando Falco et al. Hidros: Dimensionamento de sistemas hidroagrícolas. Viçosa: Ufv, 2006. Cap. 4, p. 61-102.
MARTINES, Mauro Aparecido; OLIVEIRA, Rubens Alves de. Drenagem. In: BERNADO, Salassier; SOARES, Antonio Alves; MANTOVANI, Everardo Chartuni. Manual de Irrigação. 8. ed. Viçosa: Ufv, 2006. Cap. 11, p. 571-625.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 RAFAEL LUDWIG, JOÃO C. C. SAAD, FERNANDO F. PUTTI, JOSUÉ F. DA S. JUNIOR, ANA PAULA R. A. SCHIMIDT, DEBORA DE O. LATORRE, ILCA P. DE F. E SILVA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.