GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA A PARTIR DO BIOGÁS
DOI:
https://doi.org/10.18011/bioeng2013v7n1p45-54Palavras-chave:
biogás, energia elétrica, geração distribuídaResumo
O presente trabalho teve como objetivo avaliar o sistema de geração de energia elétrica, através do uso do biogás proveniente de uma unidade produtora de suínos, localizada no município de São Miguel do Iguaçu, levando em consideração os aspectos relacionados ao consumo de biogás e geração de eletricidade. Foi utilizado um medidor de fluxo visando à contabilização da vazão de Biogás, utilizou-se GCP-22 que é o equipamento de controle e proteção do gerador, à aquisição de dados também foi realizada através de analisadores de energia. Estes analisadores registram a produção/consumo de energia em um intervalo de tempo de 15 minutos. Observou-se que o mês de maio teve o maior consumo, chegando a aproximadamente 18 mil m³ de biogás. Avaliando o período, a energia total gerada do conjunto moto gerador obteve um valor aproximado 110,3 MWh. O consumo de energia da propriedade foi de 55 MWh, sendo 16,8 MWh consumido da rede de distribuição. A energia excedente exportado para a rede de distribuição foi de aproximadamente 72 MWh. A geração média no período foi de 605,93 kWh. A média do consumo de biogás pelo conjunto moto gerador foi de 49,3 Nm³.h.
Downloads
Referências
CCE – Centro para Conservação e Energia. Guia Técnico de Biogás. Amadora – Portugal, 2000.
COLDEBELLA, A. Viabilidade do uso do biogás da bovinocultura e suinocultura para geração de energia elétrica e irrigação em propriedades rurais. Cascavel, 2006. 74p. Dissertação de Mestrado em Engenharia Agrícola. Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 DAIANA G. MARTINEZ, DANILO S. KITAMURA, FELIPE P. SILVA, SAMUEL N.M. SOUZA, RAFAELA K. BASTOS, CASSIA R.B. SOUZA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.