CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO BIODIESEL DE JATROPHA CURCAS PELA ROTA METÍLICA
DOI:
https://doi.org/10.18011/bioeng2011v5n2p89-93Palavras-chave:
Jatropha curcas, óleo, biocombustívelResumo
O Brasil apresenta uma farta variedade de oleaginosas as quais apresentam potencial para se produzir biodiesel, no entanto, muitas vezes a falta de estudos voltados a essas plantas nao proporciona fundamentação científica visando confirmar por meio de experimentos e dados todo esse potencial. Este trabalho é baseado na caracterizaçao físico-química e também da estabilidade oxidativa do óleo e do biodiesel metílico de pinhão-Manso produzido a partir do óleo bruto.
Palavras-chave: Jatropha curcas; óleo; biocombustível.
Downloads
Referências
KNOTHE, G. KRAHL, J. GERPEN, J. V. Ramos, L. P.; Manual de Biodiesel. Ed. Edgard Blucher. São Paulo, 2006.
http://www.pinhaomanso.com.br/propiedades.html (acessado em 31/08/08)
ARRUDA, F. P.; Beltrão, N. E. M.; Andrade, A. P.; PEREIRA, W. E.; SEVERINO, L. S. Cultivo de pinhão manso para o semi-árido nordestino. Revista. Brasileiro de óleos e Fibras, Campina Grande, V. 8, n.1, p.789-799, jan-abr/2004.
NOGUEIRA, A. C. L. Agricultura: a rentabilidade da soja para exportação. Boletim de informações da FIFE, nº 310, p. 9-10, julho de 2006..
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 A. C.T. BATISTA, A. T. VIEIRA, H. S. RODRIGUES, F. M. PORTELA, A. L. LIMA, C. C. RODRIGUES, F. M. MAIA, M. G. HERNANDEZ –TERRONES
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.