REDES NEURAIS ARTIFICIAIS: APRESENTAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO ALGORITMO PERCEPTRON EM BIOSSISTEMAS
DOI:
https://doi.org/10.18011/bioeng2010v4n2p87-95Palavras-chave:
Neurônio artificial, Classificação de grupos, Treinamento, OperaçãoResumo
Redes Neurais Artificiais são modelos computacionais inspirados na maneira como um organismo vivo manipula as informações recebidas e com isso, possuem capacidade de aprendizado, adaptabilidade e generalização do conhecimento. Além disso, o modelo de processamento de uma Rede Neural Artificial é baseado no paralelismo, assemelhando-se como o cérebro lida com as informações recebidas por seus neurônios. O presente trabalho descreve o estudo da rede neural artificial Perceptron como um classificador linear para diferenciar dois tipos de frutas (laranja (citrus sinensis Osbeck) e tangerina 'Ponkan' (citrus reticulate Blanco)) utilizando dois processos básicos desempenhados por uma rede neural artificial, as fases de treinamento ou aprendizado e operação. O objetivo principal é mostrar o funcionamento dessas fases.
Palavras-chave: Neurônio artificial, Classificação de grupos, Treinamento, Operação.
Downloads
Referências
Haykin S., Neural Networks: a comprehensive foundation. New York: MacMillan. College Publishing Co., 1999.
BRAGA, A. de P.; CARVALHO, A. P. de L. F. de; LUDERMIR, T. B. Redes Neurais Artificiais – Teoria e Aplicações. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2007. p. 1-20
Mcculloch W. S. e Pitts, W. A. Logical Calculus of the Ideas Immanent in Nervous Activity, Bulletin of Mathematical Biophysics, 1943, No. 9, pp. 127-147.
Minussi C. R. Redes Neurais: Introdução e principais conceitos. Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira. Notas de aula – UNESP. 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Alfredo BONINI NETO, Carolina dos Santos Batista BONINI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.