IMPACTO DA QUALIDADE DO PRODUTO NA SELEÇÃO DO MERCADO DE CARNE BOVINA UTILIZANDO ANÁLISE MULTICRITERIAL

Autores

  • João G. M. REIS G. M. REIS Doutorando do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UNIP. Rua Dr.Bacelar, 1212 - Vila Clementino - São Paulo.
  • Irenilza A. NÄÄS Professora Doutora do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UNIP. Rua Dr.Bacelar, 1212 - Vila Clementino - São Paulo,
  • Pedro L.O. COSTA NETO Professor Doutor do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UNIP. Rua Dr.Bacelar, 1212 - Vila Clementino - São Paulo.
  • Oduvaldo VENDRAMETTO Professor Doutor do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UNIP. Rua Dr.Bacelar, 1212 - Vila Clementino - São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.18011/bioeng2010v4n1p24-39

Palavras-chave:

mercado internacional de carne bovina, análise multicriterial, AHP, controle de qualidade

Resumo

O mercado de carne bovina tem grande importância para o Brasil, representando 40% do Produto Interno Bruto (PIB) agrícola. Produtores procuram atender aos dois tipos de mercados, o interno e o externo, embora apenas poucos produtores se enquadrem nos requisitos de normas internacionais. O mercado interno consiste prioritariamente de produto in natura, em cortes específicos, que podem ser adquiridos nos centro de distribuição do varejo; enquanto o mercado externo exige requisitos especiais, que vão desde as questões de sanidade, até aquelas de ética na produção. Este trabalho propõe a seleção, pelo produtor, do mercado de carne bovina, considerando o padrão internacional e utilizando a análise multicriterial proposta pelo uso do Analytical Hierarchy Process (AHP), além de determinar o impacto do uso dos conceitos de qualidade no atendimento destes mercados. Foram selecionados um objetivo principal (nível 1) e três níveis de critérios (níveis 2, 3 e 4). Os dados foram processados utilizando o software web based AHPProject®. Os resultados indicam que, embora o cenário de atendimento aos requisitos do mercado externo seja mais complexo, este mercado específico apresenta maiores oportunidades do que o mercado interno, em que a qualidade é o critério de desempenho mais importante para se atender a esse mercado.

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Publicado

21-06-2010

Como Citar

REIS, J. G. M. R. G. M., NÄÄS, I. A., COSTA NETO, P. L., & VENDRAMETTO, O. (2010). IMPACTO DA QUALIDADE DO PRODUTO NA SELEÇÃO DO MERCADO DE CARNE BOVINA UTILIZANDO ANÁLISE MULTICRITERIAL. Revista Brasileira De Engenharia De Biossistemas, 4(1), 24–39. https://doi.org/10.18011/bioeng2010v4n1p24-39

Edição

Seção

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