DESEMPENHO DE FUNÇÕES DE PEDOTRANSFERÊNCIA NO AJUSTE DE CURVAS DE RETENÇÃO DE ÁGUA E ESTIMATIVA DA DISTRIBUIÇÃO DE POROS NO SOLO
DOI:
https://doi.org/10.18011/bioeng2009v3n1p67-76Palavras-chave:
qualidade estrutural do solo, distribuicao de poros por tamanho, indice de confiancaResumo
Funções de pedotransfêrencia (FPTs) são modelos que permitem estimar edáficos não mensuráveis diretamente a partir de outros atributos de mais fácil determinação. Este trabalho teve por objetivo geral estimar os parâmetros de entrada e ajustar curvas de retenção de água para um LATOSSOLO VERMELHO Distférrico típico empregando FPTs. As variáveis de entrada das FPTs incluiram parâmetros granulométricos, carbono orgânico e água retida no solo a 33kPa. Nas avaliações de desempenho dos modelos empregaram-se diferentes índices estatísticos. De acordo com o índice de confiança "c", as FPTs tiveram desempenhos ruins nas estimativas de teores volumétricos de água retidos no solo em diferentes potenciais mátricos. Quanto às distribuições de poros, as estimativas obtidas a partir de FPTs subestimaram os macro e mesoporos e superestimaram os ultramicroporos, sendo que os menores desvios foram observados para as classes de micro e de criptoporos. Os resultados obtidos para as aplicações avaliadas não permitem recomendar o uso dessas FPTs para o LATOSSOLO em questão. Por outro lado, o índice de confiança "c" trouxe informações adicionais relevantes na avaliação de desempenho realizada, em comparação informação isolada obtida somente por meio do coeficiente de correlação "r" ou do índice de concordância "d".
Palavras-Chaves: Qualidade estrutural do solo, distribuição de poros por tamanho, índice de confiança "c".
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 LAURA FERNANDA SIMÕES DA SILVA, ANDERSON LUIZ DE SOUZA, MARA DE ANDRADE MARINHO WEILL, EDSON EIJI MATSURA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.