UNIDADE MÓVEL PARA O BENEFICIAMENTO DE TOMATE
DOI:
https://doi.org/10.18011/bioeng2008v2n2p175-183Palavras-chave:
Perdas pós-Colheita, Qualidade dos Frutos, Qualidade do TomateResumo
As perdas pós-colheita de tomate apresentam níveis bastante elevados, sendo proporcionais ao tempo de exposição dos frutos a condições climáticas adversas no período entre a colheita e o beneficiamento. Neste contexto, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma unidade móvel para o beneficiamento de tomates em campo, visando reduzir o tempo entre a colheita e o beneficiamento de tomates e, conseqüentemente, reduzir as perdas pós-colheita. Para tal, foram identificados em campo os processos e tarefas necessários para o beneficiamento de tomates, empregados como base no desenvolvimento da unidade móvel. A unidade móvel foi então montada sobre uma carroceria do tipo baú. Foram avaliados os custos para a construção da unidade móvel e custos operacionais. A unidade móvel apresentou-se como uma solução de custo relativamente baixo para a redução das perdas pós-colheita do tomate.
Downloads
Referências
CHITARRA, M. I. F.; CHITARRA, A. B. PósColheita de Frutos e Hortaliças -Fisiologia eManuseio. 2 ed. Lavras: UFLA, 2005. 781p.
KLUGE, R. A. et al. Influência do estádio dematuração e da cobertura com polietileno naconservação de tomates frigorificados. Scientiaagricola, Piracicaba, v. 53, n. 1, 1996.
MORETTI, C. L.; SARGENT, S. A. Alteração desabor e aroma em tomates causada porimpacto. Scientia Agricola, Piracicaba, v.57,n.3, p.385-388, 2000.
MOURA, M. L. et al. Efeito da atmosferacontrolada na conservação de tomates colhidosem estádio intermediário de maturidade.Scientia agrícola, Piracicaba, v. 56, n. 1, 1999.
TEIXEIRA, R. R. Pré-processamento detomate: desenvolvimento de galpão móvelutilizando conceitos ergonômicos.Campinas:UNICAMP-FEAGRI, 2001.70p
VILELA, N.J. et al. O peso da perda de alimentospara a sociedade: o caso das hortaliças. Horticultura Brasileira, Brasília, v. 21, n. 2, p.141-143, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 RICARDO RODRIGUES TEIXEIRA, Cláudio Bianor Sverzut
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.