CADEIA PRODUTIVA DA SOJA NO PIAUÍ: UMA ANÁLISE DE PERDAS DE GRÃOS EM FUNÇÃO DE DISTÂNCIAS PERCORRIDAS

Autores

  • P. O. Medeiros
  • I. de A. Nääs

DOI:

https://doi.org/10.18011/bioeng2016v10n4p368-374

Palavras-chave:

Perdas pós-colheita, transporte rodoviário, soja

Resumo

A soja é a principal oleaginosa cultivada e comercializada no mundo, sendo utilizada como matéria-prima para abastecer complexos agroindustriais. No Brasil, a maior parte do escoamento da produção é realizada através do transporte rodoviário, principalmente nos trajetos unidade produtora-agroindústria. Este estudo teve como objetivo analisar as perdas no transporte de soja em duas microrregiões do Piauí, no sentido de verificar se as distancias percorridas impactaram no volume de perda de grãos. Foram coletadas informações de 403 cargas de soja transportadas via rodoviária, durante os meses de Abril e Maio de 2015, de duas fazendas para uma agroindústria de soja. Foram computados o peso de origem e o peso de destino dos caminhões, e a perda foi calculada pela diferença entre o valor da origem e o valor da chegada à central de processamento. Os valores médios foram analisados e aplicou-se a razão de Odds para estabelecer uma relação de causa e efeito com a distância de transporte e a quantidade de perda de grãos. Os resultados indicaram que o trajeto com menor distancia apresentou maior perda de grãos.

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Publicado

27-12-2016

Como Citar

Medeiros, P. O., & Nääs, I. de A. (2016). CADEIA PRODUTIVA DA SOJA NO PIAUÍ: UMA ANÁLISE DE PERDAS DE GRÃOS EM FUNÇÃO DE DISTÂNCIAS PERCORRIDAS. Revista Brasileira De Engenharia De Biossistemas, 10(4), 368–374. https://doi.org/10.18011/bioeng2016v10n4p368-374

Edição

Seção

Regular Section