CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS DO MILHO SUBMETIDO A FONTES E PARCELAMENTO DE NITROGÊNIO EM COBERTURA
DOI:
https://doi.org/10.18011/bioeng2016v10n3p248-258Palavras-chave:
Zea mays, adubos, sulfato de amônio,, ureia, espigasResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar as características agronômicas de milho (Zea mays L.) submetido a seis níveis de parcelamento de adubação nitrogenada. O experimento foi conduzido na área experimental do Colégio Técnico de Teresina, localizado em Teresina - PI, utilizando um delineamento em blocos ao acaso no esquema fatorial, sendo os tratamentos seis tipos de parcelamento de N aplicados em cobertura (sem aplicação, 1 aplicação, 2 aplicações, 3 aplicações, 4 aplicações e 5 aplicações), utilizando dois tipos de adubos nitrogenados (sulfato de amônio e ureia). A semeadura foi realizada com a cultivar BM 3061 e foram avaliados os seguintes parâmetros da planta: número, produtividade, diâmetro, comprimento de espigas verdes, altura de planta e altura de inserção da primeira espiga. Em todas as variáveis, exceto altura de inserção da primeira espiga, o sulfato de amônio promoveu melhores resultados do que a ureia. Avaliando o parcelamento do sulfato de amônio, o mesmo não influenciou no diâmetro e no comprimento de espigas. No entanto, a partir de 3 adubações em cobertura desse adubo, já é possível promover melhor produtividade de milho verde na região.
Downloads
Referências
BASTOS, E. A.; ANDRADE JUNIOR, A. S. Boletim agrometeorológico de 2013 para o município de Teresina, Piauí. Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2014, 38p.
BORIN, A. L. D. C. Extração, absorção e acúmulo de nutrientes no milho doce cultivado em condições de campo. Uberlândia, 2005. 97p. tese (Mestrado). Universidade Federal de Viçosa.
CARDOSO S. DE M.; SORATTO, R. P.; SILVA A. H.; MENDONÇA, C. G. Fontes e parcelamento do nitrogênio em cobertura, na cultura do milho sob plantio direto. Revista Brasileira de Ciência Agrária.6(1): 23-28, 2011.
COMPANHIA NACIONAL DE ABASTECIMENTO –CONAB. Acompanhamento da safra brasileira de grãos 2015/2016. Brasília: CONAB, 2016. 183p.
DUETE, R. R. C.; MURAOKA, T.; SILVA, E. C.; TRIVELIN, P. C.O.; AMBROSANO, E. J. manejo da adubação nitrogenada e utilização do nitrogênio (15N) pelo milho em Latossolo Vermelho. Revista Brasileira de Ciência do Solo.32 (1), 2008.
EMBRAPA. Cultivo do milho.4. ed, 2008. Disponível em < br/ Fontes HTML/ Milho / Cultivo Milho / Cultivar >. Acesso em 21 de junho de 2014.
FERRO, J. B. L. Efeito da adubação fosfatada e nitrogenada em cobertura na produção de milho-verde.Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Agronomia) Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2009, 28p.
FREIRE, F. M.; VIANA, M. C. M.; MASCARENHAS, M. H. T.; PEDROSA, M. W.; COELHO, A. M.; ANDRADE, C. L. T. Produtividade econômica e componentes da produção de espigas verdes de milho em função da adubação nitrogenada. Revista Brasileira de Milho e Sorgo, 9(3): 213-222, 2010.
GOES, R. J.; RODRIGUES, R. A. F.; TAKASU,A. T.; ARF, O. Características agronômicas e produtividade do milho sob fontes e doses de nitrogênio em cobertura no inverno.Revista Brasileira de Milho e Sorgo. 12 (3): 250-259, 2014.
LIMA, L. A. Efeito da adubação mineral, na produção de milho verde, em Teresina-PI. Trabalho de Conclusão de curso (Graduação em Agronomia). Universidade Federal do Piauí –UFPI, 25p., 2003
MEDEIROS R. M. Climatologia do Município de Teresina. Teresina: Secretária do Meio Ambiente e Recursos Naturais do estado do Piauí, 2006, 28p.
OLIVEIRA JUNIOR, L. F. G.; DELIZA, R.; BRESSAN-SMITH, R.; PEREIRA, M. G.; CHIQUIERE, T. B. Seleção de genótipos de milho mais promissores para o consumo in natura. Ciênc. Tecnol. Aliment., 26(1):159-165, 2006.
PAIVA JÚNIOR, M. C.; VON PINHO, E.V. R.; RESENDE, S. G. Desempenho de cultivares para produção de milho verde em diferentes épocas e densidades de semeadura em Lavras –MG. Ciência e Agrotecnogia, 25(5) :1235-1247, 2001.
POSSAMAI, J. M.; SOUZA, C. M.; GALVÃO, J. C. C.; Sistemas de preparo do solo para o cultivo do milho safrinha. Bragantia, 60 (2), p. 79-82, 2001.
ROCHA, D. R. Desempenho de cultivares de milho-verde submetidas a diferentes populações de plantas em condições de irrigação. 89f. (Tese de Doutorado em Agronomia) –UNESP Jaboticabal, 2008.
ROCHA, D. R.; Fornasier Filho, D.; Barbosa, J. C. Efeitos da densidade de plantas no rendimento comercial de espigas verdes de cultivares de milho. Horticultura Brasileira, 29(3): 392-397, 2011
SANTOS FILHO, P. P. Influência da densidade de plantas na produção de espigas verdes em seus cultivares de milho. 2007. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Agronomia) Universidade Federal do Piauí –Teresina.
SANTOS, M. M.; GALVÃO, J. C. C.; SILVA, I. R.; MIRANDA, G. V.; FINGER, F. L. Épocas de aplicação de nitrogênio em cobertura na cultura do milho em plantio direto, e alocação do nitrogênio (15N) na planta. Revista Brasileira de Ciências do Solo, 34: 1185-1194, 2010.
SOUZA, E. F. C.; SORATTO, R.P. Efeito de fontes e doses de nitrogênio em cobertura, no milho safrinha, em plantio direto. Revista Brasileira de Milho e Sorgo, 5(3): 395-405, 2006.
TAIZ, L.; ZEIGER, E.Fisiologia vegetal. 4.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 819p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.