USO DE ÍNDICES DE QUALIDADE PARA AVALIAÇÃO DA ÁGUA EM AMBIENTE LÊNTICO
DOI:
https://doi.org/10.18011/bioeng2014v8n2p104-111Palavras-chave:
Ãndice da Qualidade da água, Ãndice de Estado Trófico, Poluição hídricaResumo
Sistemas aquáticos que apresentam águas calmas e com região delimitada, por exemplo, lagoas, lagos e pântanos, são denominados ambientes lênticos. O Parque Carlos Alberto de Souza, localizado em Sorocaba-SP, é um dos parques existentes na cidade contendo lago artificial, onde habitam peixes, tartarugas e garças. É frequentado por crianças e adultos para lazer ou prática de exercícios. Sendo assim, uma boa qualidade de água é fundamental para a vida no lago. O objetivo deste trabalho foi analisar a qualidade da água, usando índices de qualidade adotados pela CETESB (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental). Os resultados apresentaram valor elevado de coliformes termotolerantes e baixa concentração de oxigênio. Considerando a ponderação dos parâmetros a água foi classificada como boa, porém o índice referente à presença de nutrientes classificou o corpo hídrico como hipertrófico, o que pode causar aflorações de algas e mortandades de peixes. Os resultados representam um alerta quanto à necessidade de monitoramento da qualidade dos ambientes lênticos e a necessitade de alertas à população que frequentam o ambiente.
Downloads
Referências
ABBASSIN, S.A. Water Quality Indices, State of the Art Report. Scientific Contribution No. INCOH/SAR-25/2002. Roorkee: INCOH, National Institute of Hydrology. 2002.
AGÊNCIA NACIONAL DAS ÁGUAS [ANA]. Indicadores de Qualidade: Índice de Qualidade das Águas. 2009a. Disponível em: <http://pnqa.ana.gov.br/IndicadoresQA/IndiceQA.aspx> Acesso em 07 de maio de
AGÊNCIA NACIONAL DAS ÁGUAS [ANA]. Indicadores de Qualidade: Índice de Estado Trófico. 2009b. Disponível em: <http://pnqa.ana.gov.br/IndicadoresQA/IndiceET.aspx> Acesso em 07 de maio de 2014.
APHA (2005). American Public Health Association. Standard methods for the examination of water and watwater, 21sted. Washington.
COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL [CETESB], Determinação de oxigênio dissolvido em águas - método de Winkler modificado pela azida sódica: método de ensaio. 1978 Disponível em: <http://www.cetesb.sp.gov.br/userfiles/file/servicos/normas/pdf/L5169.pdf> Acesso em 14 de maio de 2014.
COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL [CETESB], Determinação de Clorofila a e Feofitina a: método espectrofotométrico. 2014 Disponível em: http://www.cetesb.sp.gov.br/userfiles/file/servicos/normas/pdf/L5306.pdf> Acesso em 14 de maio de 2014.
COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL [CETESB], IQA: Índice de Qualidade das Águas. s.d.a Disponível em: <http://www.cetesb.sp.gov.br/userfiles/file/agua/aguas-superficiais/aguas-interiores/documentos/indices/02.pdf> Acesso em 07 de maio de 2014.
COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL [CETESB], IET: Índice de Estado Trófico. s.d.b Disponível em: <http://www.cetesb.sp.gov.br/userfiles/file/agua/aguas-superficiais/aguas-interiores/documentos/indices/04.pdf> Acesso em 07 de maio de 2014.
ESTEVES, F.A. Fundamentos de Limnologia. Rio de Janeiro: Editora Interciência, p.548. 1988.
FÁVERO, O. A.; NUCCI, J. C.; BIASI, M., Avaliação do estado de conservação da natureza nas unidades de paisagem da bacia hidrográfica do rio Sorocaba (SP): Contribuições do planejamento da paisagem. Geografia, Ensino & Pesquisa. V. 12. Santa Maria: UFSM. P. 2480-2496. 2008.
FILHO, M. A., Como Sorocaba virou a "Manchester Paulista". Jornal da Unicamp. Universidade Estadual de Campinas. p.10. 16 de abril de 2006.
LAMPARELLI , M. C. Grau de trofia em corpos d'água do estado de São Paulo: Avaliação dos métodos de monitoramento. São Paulo : USP/ Departamento de Ecologia., 2004. 235 f. Tese de doutorado, Universidade de São Paulo, 2004.
PREFEITURA DE SOROCABA, Parque Campolim. s.d. Disponível em: <http://www.sorocaba.sp.gov.br/lazer/parque_campolim.html> Acesso em 07 de maio de 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 D. Goveia, A. Rebelo, A. P. Loro, G. D. Sasso, T. N. F. Da Rocha, T. P. Dompieri, V. M. Carlos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.