ESTATÍSTICA DESCRITIVA PARA ANÁLISE DE DADOS (PRODUÇÃO DE SOJA) VIA PROGRAMA ITERATIVO
DOI:
https://doi.org/10.18011/bioeng2012v6n2p61-70Palavras-chave:
Estatística Descritiva, Programa Iterativo, Média, Desvio PadrãoResumo
Neste trabalho é apresentado o desenvolvimento de uma interface gráfica, ou seja, um programa iterativo, para o estudo da estatística descritiva em dados de produção de soja no Brasil. O objetivo principal é fazer um programa simples e de fácil entendimento e que possa ser utilizado em diversas áreas de aplicação, inclusive na área de engenharia de Biossistemas. As análises feitas são: média aritmética, mediana, variância, desvio padrão e coeficiente de variação percentual. Estas análises têm por objetivo verificar se os dados estudados apresentam altos níveis de dispersão. O programa foi desenvolvido no ambiente Matlab que fornece todos os comandos possíveis para o desenvolvimento.
Downloads
Referências
CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento. Disponível em: < http://www.conab.gov.br>. Acesso em: 15/09/2010.
PAGANO, M.; GAUVREAU, K. Princípios de Bioestatística. 2. ed. São Paulo: Pioneira Thompson Learning, 2004.
PIMENTEL-GOMES, Curso de Estatística Experimental. Piracicaba-SP. ESALQ/USP, 1985.
STEVENSON, W. J. Estatística Aplicada à Administração, Harbra, 2001.
HUANG, G.M.; ZHANG, H. A. New Education Matlab Software for Teaching Power Analysis that Involves the Slack Bus Concept and Allocation Issues. Power Engineering Society Winter Meeting. IEEE, v. 2, 23-27, p. 1150- 1158, Jan. 2000.
MATHWORKS. Disponível em: < http://www.mathworks.com>. Acesso em: 15/03/2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Alfredo BONINI NETO, Fernando Ferrari PUTTI, Ricardo César Gonçalves SANT'ANA, Nelson Aparecido BONINI JUNIOR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.