ANÁLISE DE SOFTWARES DE GESTÃO DA PECUÁRIA DE CORTE SOB A PERSPECTIVA DA QUALIDADE DE SOFTWARE
DOI:
https://doi.org/10.18011/bioeng2011v5n3p170-183Palavras-chave:
Gestão da informação, Pecuária de Corte, Qualidade de SoftwareResumo
O objetivo dessa pesquisa é avaliar os principais softwares de gestão administrativa no âmbito da pecuária de corte, a partir da metodologia proposta por Campos (2001). De forma específica, procurou-se comparar os softwares a partir dos atributos de qualidade identificados e classificá-los, de modo a propor um ranking da melhor oferta. Foram avaliadas sete amostras de software, atribuindo-se notas de 0 a 4 para cada subcaracterística, correspondentes a uma escala que variou entre a ausência total e a presença total de cada subcaracterística. Os resultados indicaram que todos os softwares avaliados apresentam boa adequação a algumas das características, mas deixaram de atender a outros quesitos considerados relevantes. Concluiu-se que o segmento de softwares de gestão voltados para o setor da pecuária de corte não atende plenamente ao setor e os produtores rurais têm dificuldades para escolher os produtos.
Palavras-chave: Gestão da informação, Pecuária de Corte, Qualidade de Software
Downloads
Referências
ANTUNES, L. M; ANGEL, A. A informática na agropecuária. Canoas: Gráfica e Editora Interclubes, 1995. 157p.
CAMPOS, F. C. A. Avaliação de Software Agropecuário. In: Ana Regina Cavalcanti da Rocha; José Carlos Maldonado; Kival Chaves Weber. (Org.). Qualidade de Software -Teoria e Prática. São Paulo, 2001, v. 1, p. 208-216.
CEOLIN, A. C; ABICHT, A. de M; CORRÊA, A. O. de F; PEREIRA, P. R. R. X; SILVA, T. N. da. Sistemas de informação sob a perspectiva de custos na gestão da pecuária de corte gaúcha. Custos e Agronegócio on-line. v.4, edição especial, mai. 2008. ISSN 1808-2882. Disponível em http://www.custoseagronegocioonline.com.br/especialv4/sistema de informacao.pdf. Acessado em 16 jul. 2009.
CÓCARO, H; BRITO, M. J; LOPES, M. A. Avaliação do uso de softwares para gerenciamento de rebanhos bovinos leiteiros: um estudo de caso no sul de Minas Gerais. Revista de Negócios, Blumenau, v. 10, n. 1, p. 47 – 60, jan./mar. 2005.
______; LOPES, M. A; CAMPOS, F. C. A.. Qualidade de software agropecuário: um estudo de caso. Ciênc. agrotec., Lavras, v. 29, n. 5, Oct. 2005 .
EMBRAPA INFORMATICA AGROPECUÁRIA. Portal SW Agro - Estudo do Mercado Brasileiro de Software para o Agronegócio. Disponível em: <http://www.swagro.cnptia.embrapa.br/>. Acesso em 11 out. 2009.
FÉLIX, J. C., Informação tecnológica: estratégia para o desenvolvimento. Ciência da Informação, v.25, n.1, 1996. Disponível em: <http://revista.ibict.br/ciinf/index.php/ciinf/ article/view/480/435>, consulta em 21 nov. 2008.
FOINA, P. R. Tecnologia de Informação: planejamento e gestão. São Paulo: Atlas, 2001.
FORTES, G. Como aproveitar melhor a informática na pecuária. Revista DBO Rural,v.23,n.288, outubro de 2004, p.98-106, 2004.
GIL, A. L. Sistema de Informações Contábil/Financeiros. 3.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa. Revista de Administração de Empresas, v.35, n.2, p.57-63, 1995.
ISO. INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION. ISO/IEC 9126 Information Technology – Software Product Evaluation – Quality Characteristics and Guidelines for their Use, 1991;
LAUDON, K. C; LAUDON, J. P. Sistemas de informação. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
______; ______. Sistemas de informações gerenciais. 7.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
MACHADO, J. G. de C. F. Adoção da identificação eletrônica de animais na gestão do empreendimento rural. São Carlos: UFSCar, 2002. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de São Carlos
______. Adoção da tecnologia da informação na pecuária de corte. SãoCarlos: UFSCar, 2007. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de São Carlos.
______; NANTES, J. F.; ROCHA, C. E. Um Estudo Multicaso na Pecuária de Corte: o Processo de Informatização na Produção de Carne Bovina. In: 3o. Congresso Brasileiro da SBI-AGRO, 2001, Foz do Iguaçu, PR.
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.
NIELSEN, J. Usability Engineering. New York. Academic Press, 1993.
PARASURAMAN, A; COLBY, C. Techno-ready marketing: how and why your customers adopt technology. New York: The Free Press, 2001.
PEREIRA, M. J. L. de B; FONSECA, J. G. M. Faces da Decisão: as mudanças de paradigmas e o poder da decisão. São Paulo: Makron Books, 1997.
REZENDE, Y. Informação para negócios: os novos agentes do conhecimento e a gestão do capital intelectual. Ciência da Informação. Brasília, v.31, n.2, p. 120-128, mai./ago., 2002
ROCHA, A. R. C. da; XEXEO, G. B; WERNER, C. M. L; TRAVASSOS, G. H; WERNECK, V. M. B. Uma Experiência na Definição do Processo de Desenvolvimento e Avaliação de Software segundo as Normas ISO, Relatório Técnico ES-302/94, COPPE/UFRJ, Junho 1994.
______; MALDONADO, J. C; WEBER, K. C. Qualidade de software: teoria e prática. São Paulo:Prentice Hall, 2001. 303p.
YIN, R. K. Case study research: design and method. 2. ed. Sage Publications: Thousand Oaks, CA, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Daniel Manzano JORGE, João Guilherme de Camargo Ferraz MACHADO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.