eISSN: 2359-6724
pISSN: 1981-7061
Tramitação e Revisão por Pares
Os artigos submetidos que atenderem às "Instruções aos autores" serão encaminhados para avaliação duplo-cega por revisores especialistas no tema do trabalho.
Após a revisão por dois revisores, cujo caráter anônimo é mantido durante todo o processo, o artigo retorna ao Editor, que decidirá sobre a publicação. Caso os pareceres sejam conflitantes, o Editor poderá, a seu juízo, encaminhar o artigo para um terceiro revisor. O Editor é o único responsável por decidir quais artigos submetidos serão publicados na revista.
Os artigos devolvidos aos autores para correções devem retornar no prazo de até 30 dias, caso contrário terão o processo encerrado. Todas as revisões dos manuscritos deverão ser acompanhadas de carta especificando as alterações efetuadas no documento original. Essas mudanças devem, também, ser indicadas diretamente no manuscrito.
Artigos recusados, passíveis de reformulação, poderão ser re-submetidos após reestruturação, como novo trabalho, iniciando um novo processo de avaliação duplo-cego.
Artigos aceitos e publicados na Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas (BIOENG), são disponibilizados nos termos da licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
Tramitação do artigo na revista
A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas (BIOENG) adota uma política rigorosa de ética e a revisão por pares, encaminhando os artigos submetidos para avaliação de pelo menos dois revisores "ad hoc".
No momento da submissão de um artigo pelo sistema da revista (link para a submissão), deverá ser indicado o autor correspondente, que será o responsável por manter a comunicação com a revista durante todo o processo de avaliação e publicação. Para realizar a submissão, todos os autores deverão ter cadastro atualizado no sistema. A preparação do manuscrito deverá seguir as normas estabelecidas pela revista (link para as normas de submissão).
A seguir são descritas as etapas de tramitação do artigo.
1° Etapa: Pré-análise
Após a submissão do artigo, o Editor avaliará a sua aderência com o escopo da revista. Caso o artigo não se enquadre no perfil da revista, este será negado e imediatamente informado ao autor correspondente a decisão final. Após essa primeira análise, o artigo pré-selecionado entra na fase de tramitação e é encaminhado para o Escritório Editorial que irá checar o atendimento de todas as normas de submissão e realizar uma análise de similaridade do texto com outras obras publicadas (análise de plágio usando software Turnitin). Caso o artigo apresente alto índice de similaridade ou não esteja nas normas, este poderá ser recusado ou devolvido ao autor correspondente para adequação e esclarecimentos, a critério do Editor.
2° Etapa: Avaliação duplo-cega
O artigo selecionado na 1º Etapa será designado para um Editor Associado, que indicará os avaliadores (ao menos dois) especialistas na área. O Editor de Associado é o responsável por acompanhar a avaliação de mérito do artigo, podendo decidir entre negado, correções sugeridas ou aprovado.
No caso de ser indicado correções, o autor correspondente será informado e deverá no prazo estabelecido corrigir e reenviar o artigo com uma carta indicando e/ou justificando cada um dos pontos e dúvidas indicados pelos revisores. O Editor de Área decidirá sobre a necessidade de encaminhar para mais uma rodada de avaliação ou tomar a decisão final, que poderá ser negado ou aprovado.
3° Etapa: Produção
O Editor de Associado encaminhará o artigo aprovado para a etapa de diagramação e produção final do artigo. Nesta etapa o Comitê de Ética realizará novamente uma avaliação de similaridade do texto com outras obras e irá conferir os demais requisitos relacionados a ética da publicação, podendo ser solicitado correções ou esclarecimentos ao autor correspondente, se houver necessidade. O artigo aprovado pelo Comitê de Ética será diagramado e a versão final será encaminhada para leitura de prova e manifestação dos autores quanto a sua concordância ou apontamento de correções. O artigo somente será publicado quando o autor correspondente, em nome de todos os autores, concordar com a versão final.
4° Etapa: Publicação
O artigo final aprovado pelos autores será encaminhado para o Escritório Editorial, que atribuirá um endereço eletrônico DOI, publicará o artigo no site da revista e informará os autores. Caso os autores verifiquem após a publicação algum erro importante que necessite de correção, estes deverão informar a revista no prazo de três dias para que a correção seja realizada.