COMPARATION OF GROWTH MODELS FOR IRRIGATED MELON

Authors

  • KELLY KALIANE RÊGO DA PAZ Mestranda em Irrigação e Drenagem, UFERSA, Mossoró-RN
  • VIVIANE DA SILVA LACERDA Eng. Agronômica, Depto de Engenharia Agrícola, UFC, Fortaleza-CE
  • CELSEMY ELEUTÉRIO MAIA ELEUTÉRIO MAIA Prof. Doutor, Departamento de Ciências Ambientas, UFERSA, Mossoró-R.N.

DOI:

https://doi.org/10.18011/bioeng2009v3n1p53-59

Keywords:

Cucumis meloL, modeling, nonlinear models

Abstract

Muitos estudos são realizados com dados gerados a partir do crescimento de plantas, estão enquadrados nesta classes de estudos aqueles envolvendo os modelos matemáticos não lineares. É necessario o ajuste de modelos de crescimento que permitem estimar a resposta das culturas ao ambiente e às interações com práticas culturais e sistemas de produção vegetal. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi avaliar os modelos de crescimento de Gomprtz, Richard, Logístico, Weibull e o proposto por Maia e Morais para o crescimento do meloeiro Orange Flesh. Esta pesquisa foi desenvolvida na Fazenda Agrícola Famosa localizada no município de Tibau-RN. As características avaliadas foram números de folhas (NF), área foliar (AF) e matéria seca total (MAT), analisada aos 17,24,31,38 e 45 dias após o transplantio (DBC) com quatro repetições e quatro tratamentos. O ajuste não linear foi realizado usando o software SAEG, que foi desenvolvido pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), e os modelos foram avaliados pelo valor estimado em função do aobservado por da metodologia proposta por Gauch. Observou-se que s modelos propostos se ajustaram bem aos dados observados.  

 

Palavras-chave: Cucumis melo, Modelagem; Modelos não lineares. 

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Published

2009-04-15

How to Cite

PAZ, K. K. R. D.; LACERDA, V. D. S.; MAIA, C. E. M. E. COMPARATION OF GROWTH MODELS FOR IRRIGATED MELON. Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas, Tupã, São Paulo, Brazil, v. 3, n. 1, p. 53–59, 2009. DOI: 10.18011/bioeng2009v3n1p53-59. Disponível em: https://seer.tupa.unesp.br/index.php/BIOENG/article/view/65. Acesso em: 17 oct. 2021.

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