CONTINUIDADE ESPACIAL DE CARACTERÍSTICAS DENDROMÉTRICAS DE PINUS (Pinus pinaster Aiton) E DE ATRIBUTOS DO SOLO / SPATIAL CONTINUITY OF DENDROMETRICS CHARACTERISTICS OF PINUS (Pinus pinaster Aiton) AND SOIL ATTRIBUTES

GLÉCIO M. SIQUEIRA, JORGE DAFONTE, EVA VIDAL VÁZQUEZ, ANTONIO PAZ GONZÁLEZ, RAFAEL MONTANARI

Resumo


O objetivo deste trabalho foi avaliar a relação e a continuidade espacial de características dendrométricas de pinus (Pinus pinaster Aiton) e de atributos do solo. As amostragens foram realizadas em uma área de 0,25 ha cultivada com Pinus pinaster em Muras (Província de Lugo, Galícia, Espanha). Os atributos amostrados foram: o diâmetro da base das árvores (DB); o diâmetro a 0,30 m acima da base (D30); o diâmetro a altura do peito (a 1,3 m de altura, DAP), altura das árvores (ALT), profundidade do perfil do solo (PROF) e a condutividade elétrica aparente do solo a 0,3 m de profundidade (CEa-H) e a 1,5 m de profundidade (CEa-V). O uso da geoestatística permitiu caracterizar a variabilidade espacial de todos os atributos em estudo, com exceção da profundidade da rocha que apresentou efeito pepita puro. Os dados apresentaram moderada razão de dependência espacial entre amostras. Os mapas de variabilidade espacial não demonstram uma relação entre os mapas dos atributos de solo e planta estudados.

Palavras-Chave: geoestatística; silvicultura de precisão; condutividade elétrica aparente do solo.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2009v3n1p41-51

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.