DESENVOLVIMENTO DE UM EQUIPAMENTO PARA TRITURAÇÃO DE COCO VERDE / DEVELOPMENT OF AN EQUIPMENT FOR CRUSHING GREEN COCONUT

R. H. Simonetti, M. S. Guimarães, J. S. Pinto, M. Silva, I. de A. Nääs

Resumo


O Brasil é responsável por cerca de 80% da produção de cocos na América do Sul. O resíduo de cascas de coco se transforma em um problema ambiental, uma vez que sua degradação pode ocorrer em até oito anos. Por outro lado, as fibras processadas podem se transformar em uma série de produtos utilizados na indústria da construção, automotiva e de insumo para agricultura ou jardinagem. O processamento da extração das fibras de coco verde ou seco é uma tarefa difícil exigindo trabalho árduo. A mecanização deste processo se faz necessária no sentido de melhorar a qualidade de vida do trabalhador deste segmento, facilitando o posterior aproveitamento das fibras e reduzindo o impacto ambiental do produto. Este estudo teve como objetivo desenvolver um equipamento triturador de cascas de coco. O princípio de funcionamento do triturador de coco foi baseado no acionamento de um rotor das facas, que efetua o processo de corte dos cocos, depositados no triturador. Visou-se obter um equipamento de utilização simples e prática, para que a trituração seja executada sem riscos. Foram executados ensaios de compressão para determinar a força de rompimento da fruta e também calculados os valores que deveriam ter o torque do motor a ser usado. O protótipo foi construído e testado. No teste, os cocos foram, em sua maioria, completamente triturados, indicando a eficiência da máquina.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2017v11n1p37-46

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.