NOVO SISTEMA DE SEMEADURA CONSERVACIONISTA MULTIFUNCIONAL PARA A AGRICULTURA FAMILIAR: NOVO DRAGÃO/ NEW CONSERVATIONIST SYSTEM SEEDING FOR SMALL FARMS WITH MULTIFUNCTIONAL NEW DRAGON

Daniel ALBIERO, Antonio José da Silva MACIEL

Resumo


A agricultura familiar exerce papel importante na agricultura brasileira, sendo responsável por grande parcela da produção nacional de alimentos. No entanto não possui muitos equipamentos específicos para a semeadura. O objetivo principal deste trabalho foi o desenvolvimento e testes de um novo sistema de semeadura conservacionista para a agricultura familiar através de uma máquina multifuncional. Uma nova semeadora construída na filosofia de plantio em faixas com “Paraplow” Rotativo foi testada em campo em experimentos sob condições reais. Como resultado obteve-se um protótipo com bom desempenho na semeadura de soja, de fácil operação e manutenção, e principalmente adaptado às necessidades operacionais da agricultura familiar.

Palavras-chaves: Sistema de semeadura, agricultura familiar, semedora multifuncional.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2010v4n3p155-165

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.