AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DO SOLO EM ÁREA IRRIGADA COM EFLUENTE DE LAGOA DE ESTABILIZAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.18011/bioeng2009v3n3p201-208Palavras-chave:
Lagoa anaeróbia, SoloResumo
O presente trabalho avaliou a influência da aplicação de efluente de lagoa de estabilização anaeróbia no solo e as alterações em sua flora microbiana. Foram feitas análises de indicadores microbiológicos de poluição e alguns parâmetros físico-químicos solo. O efluente foi aplicado no solo de duas formas, diretamente da lagoa de estabilização e também após receber aplicação de cloro para a remoção de microrganismos. A técnica de aplicação utilizada foi a de sulcos rasos, como forma de pós-tratamento do efluente e teve como objetivo o reuso agrícola do efluente, ou seja, a utilização da água para irrigação e dos nutrientes presentes nesse efluente, principalmente nitrogênio e fósforo, pela cultura de milho (Zea mays). Os parâmetros microbiológicos monitorados no solo foram fungos totais e bactérias heterotróficas ou totais e os parâmetros físico-químicos foram pH no início e final do experimento e umidade do solo coletado. Os dados colhidos durante o desenvolvimento do projeto foram comparados com os índices estabelecidos pela legislação vigente e aspectos de saúde. Os resultados desta pesquisa recomendam a desinfecção dos efluentes para uso na forma de irrigação ou reuso.
Downloads
Referências
ALEXANDER, M. Introduction to soil microbiol-ogy. 2.ed. New York: John-Wiley & Sons, 1977.467p
COMPANHIA DE TECNOLOGIA DESANEAMENTO AMBIENTAL – CETESB . Análisesmicrobilógicas de águas, L5.201 : bactériasheterotróficas: contagem em placas. São Paulo:CETESB, 1986. 11p. Normalização TécnicaSaneamento Ambiental, (Normalização. Técnica –L5.201).
SIVIERO, A.R. Influência da aplicação no solo doresíduo da indústria cítrica sobre fungos ebactérias e avaliação da sua toxicidade sobreDaphinia similis. 1995. 112p. Tese (DoutoradoemMicrobiologia) - Universidade Estadual de SãoPaulo, Rio Claro
THORN,R.H.; COXON,C.E. Hidrogeological as-pects of bacterial contamination of some westernIreland karstic limestone aquifers.EnvironmentalGeological and Water Science, v. 20, n. 1, p. 65-72 , 1992.
VON SPERLING, M. Lagoas de estabilização.Belo Horizonte: Departamento de EngenhariaSanitária e Ambiental, Universidade Federal deMinas Gerais - UFMG, v. 3, 1996, 136 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 RODRIGO C. BURBARELLI, MARTA S. GUILHERME PIRES, BRUNO CORAUCCI FILHO, JOSÉ ROBERTO GUIMARÃES, ANTONIO ROBERTO SIVIERO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.