CORRELAÇÃO LINEAR E ESPACIAL ENTRE A PRODUTIVIDADE DE FEIJÃO E DE ATRIBUTOS FÍSICOS DE UM LATOSSOLO VERMELHO EM SELVÍRIA (MS, BRASIL) / LINEAR AND SPATIAL CORRELATION BETWEEN BEAN YIELD AND PHYSICAL ATTRIBUTES OF A RED LATOSOL IN SELVÍRIA (MS, BRAZIL)

RAFAEL MONTANARI, MOREL DE P. E CARVALHO, GLÉCIO M. SIQUEIRA, JORGE DAFONTE, ANTONIO PAZ GONZÁLEZ

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo avaliar a variabilidade espacial de atributos físicos do solo que envolve a relação massa/volume (macroporosidade, microporosidade, porosidade total e densidade do solo) e da cultura de feijão (produtividade de grãos) por meio da correlação linear e espacial entre tais atributos. As amostragens foram realizadas no ano agrícola de 2004/2005 na
Fazenda Experimental de Ensino e Pesquisa da Faculdade de Engenharia/UNESP-Campus de Ilha Solteira (22º 23’ S e 51º 27’ W) em um Latossolo Vermelho Distroférrico sob plantio direto e irrigado. As amostras foram coletadas em 119 pontos de amostragem em uma área de 0,99 ha. A porosidade total (PT), macroporosidade (MA), microporosidade (MI), densidade do solo (DS) e a produtividade de grãos de feijão (PG) apresentaram baixa variabilidade, com alcances da dependência espacial entre 22,9 m e 77,9 m. A correlação linear entre os atributos do solo variou entre nula a alta. Entre a produtividade de grãos e os atributos físicos do solo a correlação linear foi nula.

PALAVRAS-CHAVES: Manejo do Solo, geoestatística, variabilidade espacial.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2009v3n2p169-179

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.