MODELAGEM DE UM SISTEMA ESPECIALISTA PARA APRIMORAR PRODUTOS E PROCESSOS NA PRODUÇÃO DE LEITE UTILIZANDO A UML /MODELING AN EXPERT SYSTEM TO IMPROVE PRODUCTS AND PROCESSES IN THE MILK PRODUCTION USING THE UML

Mario Mollo Neto, Irenilza de Alencar Nääs

Resumo


A zootecnia de precisão permite o desenvolvimento de ferramentas automatizadas que fornecem um acompanhamento detalhado do plantel, aumentando a rentabilidade, e protegendo os animais racionalmente. O setor agropecuário brasileiro, em decorrência das intempéries da economia mundial globalizada, vem, de maneira crescente, se adaptando à utilização destas ferramentas automatizadas para suporte à tomada de decisão. A laminite é a patologia de maior custo para o gado de leite confinado. Suas causas incluem condições climáticas, de alojamento, de alimentação e a presença de pisos mais abrasivos. Baseando-se nessas informações é possível, utilizando o algoritmo correto, construir um modelo que permita ao usuário estimar a possibilidade de incidência de laminite em gado leiteiro, a partir de dados históricos ou mesmo de outras variáveis que causam a patologia. Neste trabalho foi realizada a modelagem, utilizando a Universal Modelling Language (UML), de um sistema especialista com motor de inferência Fuzzy para o diagnóstico preventivo desta patologia que reduza os impactos na produção e no conforto animal. A partir da modelagem realizada ficam disponíveis novas bases para a futura codificação e construção do sistema especialista para mitigar a patologia de casco, reduzir os impactos de perdas de receita relacionados e ampliar o conforto animal.

 

Palavras-chave: Laminite, Sistema Especialista, Suporte a Decisão, Lógica Fuzzy, Diagnóstico Preventivo, Bem-estar animal, Modelagem.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2010v4n2p63-86

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.