ANÁLISE DE REGRESSÃO APLICADA EM PROBLEMAS DE PREVISÃO UTILIZANDO UM PROGRAMA ITERATIVO/ REGRESSION ANALYSIS APPLIED IN PREDICTION PROBLEMS USING AN ITERATIVE PROGRAM

Alfredo BONINI NETO, Talita de Souza Fabiani TAVARES, Rafael Santos HERNANDES

Resumo


Neste trabalho é apresentada uma análise de Regressão pelo método dos Mínimos Quadrados que tem por finalidade prever um resultado a partir de uma sequência de dados conhecidos. É utilizado o software Matlab para criação da interface gráfica tornando o programa mais iterativo para o usuário. O programa também auxilia na resolução do sistema de equações lineares do método dos Mínimos Quadrados. Um exemplo da aplicação do método dos Mínimos Quadrados é em exercícios de previsão. Feito através da recolha dos dados que já foram medidos e através desses dados, obter uma função (1º ou 2º grau) que passe o mais próximo possível dos pontos dados. Uma observação a ser feita, é encontrar a função mais apropriada para ser utilizada, pois é esta função que passará o mais próximo possível dos pontos conhecidos. Neste trabalho é feito o diagrama de dispersão que tem por finalidade descobrir qual a função é mais apropriada para ser utilizada.

 

Palavras-chave: Mínimos Quadrados, Previsão, Regressão, Interface Gráfica.

 


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2010v4n1p12-23

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.