CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E DE EMERGÊNCIA DE SEMENTES DE Cordia trichotoma (VELL.) ARRAB. EX STEUD) ARMAZENADAS EM CONDIÇÃO AMBIENTE

C. R. B. Maffra

Resumo


O presente trabalho teve por objetivo determinar as características físicas e de emergência de sementes de louro-pardo (Cordia trichotoma (Vell.) Arrab. Ex Steud) armazenadas em condição ambiente. As sementes utilizadas no experimento foram coletadas de seis árvores matrizes e armazenadas por 120 dias. Decorrido este período, realizou-se a caracterização dos aspectos físicos e de emergência das sementes de cada árvore matriz conforme as Regras de Análises de Sementes. Os testes realizados foram: peso de mil sementes; número de sementes/kg; teor de umidade; emergência e IVG. Em média, obteve-se peso de mil sementes de 31,25 g, número de sementes por quilograma de 32.557 e teor de umidade de 11,91%. Quanto à emergência e IVG, seus valores médios foram 1,56% e 0,45 respectivamente. As matrizes de louro-pardo apresentam diferença quanto ao potencial de emergência, sendo que o período de armazenamento de 120 dias em condição ambiente reduz drasticamente a viabilidade das sementes.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2019v13n2p124-131

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.