CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E GERMINATIVAS DE SEMENTES DE Trichilia claussenii C.DC. PARA A REGIÃO DO MÉDIO ALTO URUGUAI – RS

C. R. B. Maffra

Resumo


O conhecimento dos aspectos germinativos de espécies nativas da Floresta Estacional Decidual é importante para impulsionar programas de recuperação de fragmentos florestais nesta região fitoecológica. Neste sentido, o presente trabalho teve por objetivo determinar os aspectos físicos e germinativos de sementes de Trichilia claussenii C.DC, uma espécie importante que predomina em muitos fragmentos da região do Médio Alto Uruguai-RS. Para a determinação do peso de mil sementes foram utilizadas oito repetições de 100 sementes cada e calculado o coeficiente de variação. Para o teor de umidade utilizou-se 4 repetições de 25 sementes, as quais foram submetidas à secagem em estufa a 105ºC ± 3ºC por 24 horas. Para a determinação do Índice de Velocidade de Germinação (IVG) e da Germinação Final (GF) utilizou-se 16 repetições de 25 sementes, colocadas em caixas plásticas gerbox com vermiculita umedecida por água destilada e acondicionadas em câmara de germinação (BOD). O peso de mil sementes foi de 851 g (1.175 sementes/kg e CV=1,7 %) com umidade de 39,2%. O IVG encontrado foi de 2,78 e a germinação final de 73,28%. Essas informações são úteis para a silvicultura da espécie.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2019v13n1p65-71

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.