USO DE PAINÉIS ARQUITETÔNICOS PROVINDOS DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS NO CONTROLE DO AMBIENTE TÉRMICO E NO DESEMPENHO PRODUTIVO DE GALINHAS POEDEIRAS

S.G. Duarte, L.G.F. Bueno, D.L. Sartori, J.P.A. Rezende, S.R.L. Souza, A.S.G. Glavina, P.A. Gotardi

Resumo


O crescimento no mercado avícola demandou com que novas medidas fossem tomadas, para que o clima interferisse cada vez menos na produção de ovos, tentando reduzir o estresse térmico das aves. Nesse estudo verificou-se a eficiência do uso de painéis feito de resíduos agroindustriais na produção de ovos. Neste experimento, foram utilizadas três instalações, sendo a número 1 Convencional: vedação em  alvenaria  e  fechamento  com  tela  metálica,  cobertura  com  telha de fibrocimento e uso de forro plástico; 2 com vedação em alvenaria e fechamento com tela metálica, cobertura com telha de fibrocimento e sem uso de forro; 3 vedação em alvenaria e fechamento com tela metálica, cobertura com telhas de fibrocimento e uso de forro com os painéis , que por meio de uso de globo negros e com o auxílio de data loggers havia o registros, de ITGU e se fazia coleta da produção de ovos durante o período de três semanas. Utilizou-se o delineamento Casualizado em Blocos e para a análise fez-se Anova e o Teste de Tukey (5%). Por meio desses resultados, constatou-se que o uso dos painéis de resíduos agroindustriais não obteve uma maior produção de ovos significativa em relação a aviários sem o uso desse isolante, e não ouve melhora alteração na faixa de ITGU calculado para o aviário com a presença dos painéis.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2018v12n3p223-227

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.