MAPEAMENTO DA VULNERABILIDADE E RISCOS DE CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NA REGIÃO DO PONTAL DO PARANAPANEMA (UGRHI-22) / GROUNDWATER VULNERABILITY MAPPING AND CONTAMINATION RISKS AT PONTAL DO PARANAPANEMA REGION (UGRHI - 22)

I. Romagnoli, R. L. Manzione

Resumo


Dentre os principais riscos que o agrohidronegócio traz para a região do Pontal do Paranapanema (SP) estão os relacionados ao uso indiscriminado de agrotóxicos. A utilização de defensivos agrícolas aliada ao manejo incorreto pode acarretar na contaminação das águas subterrâneas, e consequentemente refletir prejudicialmente na saúde humana e ambiental. O Pontal do Paranapanema (SP) possui uma recente expansão da cultura da cana-de-açúcar, iniciada nos anos 2000. Recoberta por sedimentos do aquífero Bauru, toda região pode ser considerada como naturalmente vulnerável, já que é um aquífero com recarga direta. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a vulnerabilidade natural do Aquífero Bauru a partir do método GOD e realizar estimativas de contaminação de água subterrânea por agrotóxicos utilizados na produção de cana-de-açúcar, a partir do software ARAquá, verificando o potencial de contaminação no Pontal do Paranapanema. Os resultados mostraram que apesar de uma expansão nos cultivos superior a 1.000 % em área plantada, a classe de alta vulnerabilidade foi que apresentou menor avanço das áreas de cultivo de cana-de-açúcar. Ao que se refere as simulações realizadas, foi possível concluir que não houveram concentrações de ingrediente ativo estimadas acima do valor para o padrão de potabilidade na região. O agrotóxico que mais se destacou com maiores valores de concentração nas estimativas realizadas foi o Tebuthiuron, apresentando risco às plantas aquáticas e animas em risco de extinção.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2018v12n3p307-326

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.