POTENCIAL USO DE CÂMERA TERMAL ACOPLADA A VANT PARA MONITORAMENTO DE CULTURAS / POTENTIAL USE OF THERMAL CAMERA COUPLED IN UAV FOR CULTURE MONITORING

L. A. Viana, L. Zambolim, T. V. Sousa, D. C. Tomaz

Resumo


A máxima produtividade da lavoura é alcançada em condições ideais de cultivo. Em busca do ambiente ideal, se faz necessário o manejo e monitoramento constante da área cultivada, haja vista a possibilidade de ataque de pragas e doenças, além de estresse por falta de água e nutrientes. O monitoramento constante, se feito de forma manual é extremamente oneroso e demorado, além de obtendo informação muitas vezes tardias a respeito de algum problema existente. Estudos mostram que o uso de VANTs acoplado a sensores é uma forma de obter informações e resultados em tempo mais ages que os tradicionais sistemas de manejo e monitoramento agrícola. Diante disto, o objetivo deste trabalho foi fazer uma revisão de literatura acerca do uso de câmera termal acoplada a VANT para monitoramento de cultura agrícola. Os estudos demonstram grande aplicabilidade do uso de câmeras termais acoplada a VANT na agricultura, por possibilitar avaliar desde o estresse hídrico a danos em frutas, além do fato que o uso de VANT possibilita obter informações de grandes áreas em um espaço de tempo menor que o monitoramento tradicional.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2018v12n3p286-298

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.