CARACTERIZAÇÃO SOCIOECONÔMICA DOS PRODUTORES RURAIS E DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIOS DO MUNICÍPIO DE PALMITAL/SP / SOCIOECONOMIC CHARACTERIZATION OF RURAL PRODUCERS AND AGRICULTURAL PRODUCTION SYSTEMS OF THE MUNICIPALITY OF PALMITAL/SP

V. R. Bianchi, S. C. De Oliveira, L. B. Pinto

Resumo


O objetivo deste artigo é apresentar uma análise do perfil dos produtores rurais, da produção e dos sistemas de produção agropecuários do município de Palmital/SP. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, em que os dados foram analisados por meio de ferramentas baseadas em estatística descritiva (tabelas, gráficos, medidas descritivas, etc.). Como resultados, é apresentada uma ampla descrição socioeconômica dos produtores rurais, bem como das atividades e dos produtos agropecuários que mais se destacam no município, além da caracterização e quantificação dos sistemas de produção. Ainda que haja maior destaque à produção vegetal com forte influência de três produtos (cana de açúcar, milho safrinha e soja), foram encontrados vinte e seis sistemas de produção (que variam entre um a sete produtos), mostrando uma grande diversidade de estratégias socioeconômicas de manutenção dos produtores rurais, principalmente dos familiares. Desta forma, espera-se contribuir para elaboração de linhas estratégicas de desenvolvimento rural, isto é, para a definição de políticas públicas, de programas de ação e de projetos (de governo, de organizações de produtores, de ONG’s, etc.), partindo das características agropecuárias descritas sobre o referido município.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2018v12n3p268-285

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.