USO DE FERRAMENTA MOBILE NA AVALIAÇÃO DO BEM-ESTAR DE BOVINOS DE LEITE / MOBILE TOOL IN EVALUATING THE WELFARE OF DAIRY CATTLE

A. J. Oliveira Júnior, S. R. L. Souza, V. C. Souza, N. Z. Costa, L. G. F. Bueno, R. A. Almeida

Resumo


Os elementos climáticos podem influenciar o desempenho animal de forma negativa, desta maneira deve-se atuar no sentido de minimizar seus efeitos, utilizando construções adequadas para abrigá-los. As diferenças climáticas entre o país de origem dos bovinos leiteiros e o Brasil impedem que as vacas expressem todo o seu potencial genético para a produção de leite em função do estresse térmico, especialmente durante o verão, onde observam-se altas temperaturas e umidades relativas. O objetivo desse trabalho foi utilizar a ferramenta mobile Orvalho® para cálculo de índices de conforto visando o bem-estar de vacas leiteiras. Foram coletadas variáveis ambientais no galpão de descanso das vacas após ordenha, tais como: Temperatura de bulbo seco (Tbs), Temperatura de globo negro (Tgn) e Umidade relativa do ar (UR). Após a coleta dos dados ambientais, foi calculado o índice de conforto térmico ITGU e ITU através do aplicativo Orvalho® para inferir o estado de estresse térmico dos animais. Como resultado observou-se que os valores apresentados estão dentro dos limites de conforto para bovinos de leite, com ITGU máximo de 72,03 e ITU máximo de 72,46. O app Orvalho® auxiliou de forma prática o cálculo dos índices estudados, demonstrando ser um recurso móvel útil para pequenas avaliações de condições térmicas.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2018v12n3p241-247

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.