DESENVOLVIMENTO DE SENSORES PARA MONITORAMENTO DE AMBIENTE AVIÁRIO COM ÊNFASE EM CONTROLE TÉRMICO / DEVELOPMENT OF SENSORS FOR MONITORING THE AVIAN ENVIRONMENT WITH EMPHASIS IN THERMAL CONTROL

M. E. de Oliveira, R. L. Z. de Oliveira, M. F. L. Z. de Souza, E. S. Harada, A. R. B. Tech

Resumo


Dentre os diversos setores produtivos de carne, o setor avícola vem ganhando espaço e se encontra em crescente evolução. Na última década, a preocupação com o conforto animal começou a ganhar peso e vem crescendo notoriamente, principalmente em relação às respostas fisiológicas como indicadoras da condição de conforto animal. Em 2016, o Brasil foi o segundo maior produtor mundial de proteína animal de frango, com 12,900 milhões de toneladas, sendo também o maior exportador com 4,304 milhões de toneladas de carne de frango. Assim, o objetivo do trabalho foi testar um sistema de comunicação sem fio com sensores de temperatura e umidade embarcados em um aviário experimental, localizado no campus Fernando Costa, em Pirassununga/SP, sendo os dados coletados por meio dos sensores e os valores armazenados em um banco de dados MySql, voltado para o controle térmico do ambiente aviário, tendo em vista a importância do impacto ambiental na produtividade e bem-estar de frangos de corte. Os resultados permitem concluir que o sistema de sensores desenvolvido foi capaz de medir a temperatura e umidade interna, bem como de armazenar os dados coletados na nuvem.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2018v12n3p234-240

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.