CINÉTICA DO PASSO E DO TROTE DE CAVALOS TREINADOS COM E SEM RÉDEA PESSOA / KINETICS OF TRAINED HORSES WITH PESSOA’S REIN

D. A. da Silva, K. Oliveira, A. M. Pereira, A. C. A. Duarte

Resumo


O objetivo deste estudo foi avaliar o emprego da rédea Pessoa, em cavalos atletas, por meio da análise cinética do passo e do trote. Foram utilizados 12 cavalos com idade de cinco anos, pesando em média 400 kg. Utilizou-se dois tratamentos, no primeiro grupo, os cavalos foram treinados a guia sem o uso da rédea Pessoa e no segundo tratamento realizou-se o treino mediante uso da rédea Pessoa. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, com seis repetições por tratamento. As variáveis monitoradas foram as forças: dorso-ventral (FDV), de propulsão (FP), médio-lateral (FML) e total (FT) nos andamentos passo e o trote. Foi verificada ausência de melhora significativa nos parâmetros cinéticos avaliados no andamento ao passo para os cavalos treinados sem a rédea Pessoa. Para os cavalos treinados com rédea Pessoa verificou-se aumentos significativos nas forças de FDV e FP, no andamento ao passo, obtendo valores médios finais de 0,84 e 1,49 W/kg, respectivamente. Observou-se melhora no desenvolvimento dos três componentes de força como FDV, FP e FT (P<0,05), no andamento ao trote, somente para os cavalos treinados com a rédea Pessoa. Concluiu-se que o treinamento com a rédea Pessoa modificou a cinética de deslocamento dos andamentos passo e trote em equinos. E que o trote de cavalos, submetidos ao treinamento com rédea Pessoa, apresentou maior propulsão, bem como melhoras das forças dorso-ventral e total.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2018v12n3p228-233

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.