CONTAGEM AUTOMÁTICA DE UNIDADES FORMADORAS DE COLÔNIAS EM AMOSTRAS DE CONTRA FILÉ COM O USO DO SOFTWARE OPENCV / AUTOMATIC COUNTING OF COLONY FORMING UNITS IN SAMPLES OF TENDERLOIN USING OPENCV LIBRARY

A. Zonta, P. A. C. Luz, C. Andrigheto, M. C. M. Zonta

Resumo


A carne é um ótimo meio para a multiplicação de microorganismos e pode ser contaminada durante a aquisição da matéria prima, no processamento, armazenamento, transporte ou preparo. Rotineiramente centenas de placas de petri são utilizadas para a inspeção dos produtos alimentícios em laboratórios onde técnicos realizam a contagem das unidades formadoras de colônias. Como toda tarefa repetitiva, esta análise é susceptível à falhas humanas e exige uma quantia razoável de tempo. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um algorítmo simples que não dependa de iluminação controlada, para realizar a contagem automática de unidades formadoras de colônias obtidas da incubação de amostras de contra filé. O algoritmo foi desenvolvido com o uso da linguagem Python v2.7 e a biblioteca OpenCV v3.0. A média de erro na contagem automática foi de 7,7% para as 40 placas processadas. Não foram encontradas contaminações significativas nos cortes bovinos analisados. O tempo médio empregado na contagem das UFCs pelo método visual e o automático foi de 44,6 e 2,07 segundos, respectivamente. O sistema desenvolvido apresentou resultados iniciais promissores. A iluminação não homogênea, o formato irregular e o contato entre colônias tem forte impacto no resultado das análises.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2018v12n2p197-211

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.