ÁCIDO-INDOL-3-BUTIRICO E ÉPOCA DE COLETA INFLUENCIANDO NO ENRAIZAMENTO DE Odontonema strictum (Nees) O. Kuntze / ACID-INDOL-3-BUTTIRY AND COLLECTION TIME INFLUENCING ON THE ROTATION OF Odontonema strictum (Nees) O. Kuntze

L. P. Mendonça, J. N. Batista, W. B. Magalhães, J. P. Ferreira, C. A. Bucher

Resumo


A Odontonema strictum (Nees) é originária da América central, pertence à família Acanthaceae e tem sua importância no uso como planta ornamental. Logo, tornam-se necessários conhecimentos sobre sua propagação por estaquia. Todavia, são incipientes informações técnicas no que concernem as respostas vegetativas da espécie ao uso de fitorregularores e épocas de coleta. Assim, objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito do ácido-indol-3-butírico (AIB) e da época de coleta no enraizamento de estacas de Odontonema strictum (Nees) O. Kuntze. Para tal, estacas herbáceas, semilenhosas e lenhosas foram tratadas ou não (controle) com AIB nas concentrações de 1000 e 2000 mg.L-1. Após o tratamento, realizou-se o enterrio das estacas em areia grossa. O experimento foi realizado em duas épocas distintas (verão/outono e inverno/primavera). As características avaliadas foram porcentagem de estacas enraizadas, sobrevivência de estacas, número de brotos por estaca, comprimento do maior broto e comprimento da maior raiz. Os resultados mostram que a espécie tem grande capacidade regenerativa e pode ser considerada como de fácil enraizamento, independente da aplicação do fitorregulador (AIB) e do tipo de estaca utilizada. A época Verão/Outono mostrou-se mais adequada para coleta de estacas, porém a espécie não apresenta dificuldade em ser propagada ao longo de todo o ano.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2018v12n2p176-184

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.