APROVEITAMENTO DO LODO DE ESGOTO E DA CASCA DE PALMITO NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE Lantana câmara / USE OF SEWAGE SLUDGE AND PALM HEARTH RESIDUE OF Lantana camara SEEDLINGS PRODUCTION

E. P. Barone, F. A. M. Silva, M. V. Ferraz

Resumo


O uso do lodo de esgoto na agricultura tem se mostrado cada vez mais promissor, principalmente no que se refere ao cultivo de florestais e plantas ornamentais. Objetivou-se avaliar a viabilidade da produção de mudas de Lantana camara, planta ornamental amplamente produzida no Vale do Ribeira – São Paulo, utilizando lodo de esgoto compostado com casca da pupunha, lodo caleado, ou em combinações com outros componentes estruturantes, como esterco bovino, solo e casca de arroz carbonizada.  Para tanto, foram formulados 8 tratamentos (diferentes substratos) com 4 repetições, sendo cada uma composta por 15 mudas em delinemento interamente casulizado (DIC).  Foram avaliados a composição química e física dos substratos, bem como a massa seca da parte aérea (MSPA) e raiz (MSR) e teores de macronutrientes na MSPA. Dentre os materiais testados para a produção de mudas de L. camara é aconselhado o uso de substrato à base composto de lodo de esgoto e casca de palmito (Bactris gasipaes Kunth), sem adição de outros materiais. O substrato amplamente utilizado por produtores da região apresentou problemas do ponto de vista físico e químico. O lodo esgoto caleado não pode ser utilizado na composição de substratos devido ao excesso de sais e elevada alcalinidade.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2018v12n2p132-143

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.