ESTABELECIMENTO DOS MESES MAIS CRÍTICOS PARA A AGRICULTURA IRRIGADA A PARTIR DO ESTUDO DO BALANÇO HÍDRICO / STABLISHMENT OF CRITICAL MONTHS TO IRRIGATED AGRICULTURE FROM A WATER BALANCE STUDY

J. F. Silva Junior, F. B. T. Hernandez, I. P. F. Silva, L. S. Reis, A. H. de C. Teixeira

Resumo


O balanço hídrico climatológico monitora o armazenamento de água no solo a partir da contabilização da precipitação, da demanda atmosférica, da evapotranspiração potencial e considerando um armazenamento máximo apropriado para a planta que se deseja cultivar. É uma importante ferramenta de gestão dos recursos hídricos, indispensável para o desenvolvimento de projetos de irrigação, por fornecer informações relativas a frequência e do volume das chuvas bem como as épocas e os períodos de déficit que devem ser repostos pelas chuvas e, ou, irrigação garantindo a potencialidade produtiva de uma espécie. Entre os sistemas de irrigação, os pivôs centrais vêm ganhando destaque com uma expansão média anual de 104 mil hectares. Entretanto, a irrigação realizada por proprietários rurais tem sido feita de modo especulativo, com projetos de irrigação mal dimensionados e sem a anuência de qualquer profissional da área. O objetivo deste trabalho foi estabelecer os meses mais críticos para a agricultura irrigação, na região Noroeste de São Paulo, a partir do estudo do balanço hídrico. A análise indicou os meses de agosto, setembro e outubro como os mais críticos, por apresentar déficits hídricos de 114; 49 e 81 mm, respectivamente, ao mesmo tempo em que se elevam os valores da evapotranspiração.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2018v12n2p122-131

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.