CENÁRIOS DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SEUS IMPACTOS NA PRODUÇÃO LEITEIRA NO SUL DO BRASIL / CLIMATE CHANGE SCENARIOS AND THEIR IMPACTS ON DAIRY PRODUCTION IN SOUTHERN BRAZIL

Z. B. Oliveira, C. M. Silva, I. J. Souza, T. T. Link, E. L. Bottega

Resumo


O presente trabalho teve como objetivo analisar cenários de mudanças climáticas e seus impactos na produção leiteira no Sul do Brasil. O estudo foi realizado para doze municípios da região Sul do Brasil, sendo quatro municípios de cada estado: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Índice de Temperatura e Umidade (ITU) foi calculado para a situação de máximo desconforto térmico (nos meses de verão), a partir da temperatura máxima do ar (Tmax) e da umidade relativa mínima do ar (URmin). Os dados meteorológicos utilizados como referência para o “cenário atual” foram obtidos do INMET. Para a criação dos cenários de mudança climática, foram acrescentados 0,5º, 1,5º e 3º C na Tmax (médias do período de 1961-1990) e calculou-se a redução da URmin nesses cenários. Na situação climática atual, o ITU é superior a 72, considerado como alerta para o conforto térmico das vacas leiteiras, em todos os municípios avaliados e em todo o período (dezembro a março), chegando a valores extremos de 84 no estado do RS. O estresse calórico atual é amenizado no cenário +0,5ºC, em função da redução da URmin que compensa o aumento da Tmax; mantêm-se no cenário de +1,5ºC e aumenta no cenário +3,0ºC, em que o declínio na produção de leite é em média 70% maior que na situação climática atual.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2018v12n2p110-121

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.