DIFERENTES DILUIÇÕES E USO DE RECICLO NA BIODIGESTÃO ANAERÓBIA DE CAMA DE FRANGO TRITURADA E PENEIRADA: ENSAIO BATELADA / DIFFERENT DILUTIONS AND USE OF RECYCLE IN THE ANAEROBIC BIODIGESTION OF CRUSHED AND SIEVED POULTRY LITTER: BATCH TEST

A.L. Sagula, L.V.C. da Costa, J. de Lucas Junior

Resumo


A cama de frango gerada no processo produtivo das aves demonstra grande potencial para a obtenção de energia com o uso de biodigestores, porém é preciso que ela apresente algumas condições como separação de sólidos, para facilitar o processo. Objetivou-se neste trabalho avaliar a produção de biogás no processo de biodigestão anaeróbia da cama de frango com separação de sólidos, em diferentes diluições, com e sem utilização de 20% de reciclo (biofertilizante) em sistema batelada de abastecimento. Foram utilizados 24 biodigestores batelada, com capacidade de 2L de substrato em fermentação. O equipamento utilizado para processamento da cama de frango foi uma bomba trituradora que homogeneíza e tritura a cama em partículas menores para facilitar e melhorar a eficiência na biodigestão. Para a separação da fração sólida foi utilizada uma peneira vibratória com malha de 1mm. Foram estudadas as diluições 1:8, 1:10 e 1:12 e 20% de reciclo em substituição a água. O tratamento cama de frango na diluição 1:8 foi o que apresentou maior redução de sólidos voláteis (72,76%) em relação aos outros tratamentos. O tratamento com reciclo na diluição 1:8 foi o que apresentou maior produção de biogás com valor médio de 0,0328 m3, em relação aos demais tratamentos. Conclui-se que a utilização do reciclo não interfere e provoca aumento na produção de biogás.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2017v11n4p373-384

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.