VARIABILIDADE ESPACIAL E TEMPORAL DO ÍNDICE VEGETAÇÃO MPRI APLICADO ÀS IMAGENS DE GRAMA SÃO CARLOS OBTIDAS POR AERONAVE REMOTAMENTE PILOTADA / SPACE AND TEMPORARY VARIABILITY OF THE INDEX VEGETATION APPLIED TO IMAGES OBTAINED BY A REMOTELY PILOTED AIRCRAF

L. M. Gonçalves, B. D. S. Barbosa, G. A. e S. Ferraz, D. T. Maciel, H. F. D. Santos

Resumo


Imagens de alta resolução obtidas com auxílio de Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPA), quando recebem o tratamento adequado podem ser ferramenta útil para a prática da agricultura de precisão, monitorando o crescimento e desenvolvimento da cultura em escala temporal e espacial adequada. Nesse sentido, este trabalho teve por objetivo utilizar imagens obtidas com uma câmera digital acoplada a uma RPA para analisar a variabilidade espacial e temporal do índice de vegetação (IV) MPRI aplicado em uma área de produção grama São Carlos. As imagens foram coletadas durante o período de dezembro de 2016 a março de 2017, utilizando um quadricóptero de voo autônomo, com câmera RGB e altura de voo de 50 m. O processamento das imagens e a aplicação IV MPRI foram realizados com auxílio de um software de geoprocessamento gratuito. Valores médios do MPRI foram gerados para todas as cenas. Foi possível detectar a variabilidade do MPRI em todas a cenas. Um índice de determinação (R²) igual a 0,89 foi encontrado devido a correlação entre os valores de MPRI e o tempo após o corte da grama. Pode se inferir por meio dos resultados obtidos que a utilização desta tecnologia tem grande potencial para monitoramento e avaliação das áreas cultivadas com grama.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2017v11n4p340-349

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.