AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO TÉRMICO DE BEZERREIROS COM ECO-FORRO DE PARTÍCULAS DE MADEIRA E FIBRA DE SISAL / EVALUATION OF THE THERMAL PERFORMANCE OF CALVES’ SHELTER WITH ECO-LINING OF WOOD PARTICLES AND SISAL FIBER

M. R. Cabral, E. Y. Nakanishi, J. Fiorelli, H. Savastano Jr

Resumo


Este trabalho teve como objetivo avaliar o potencial de utilização do eco-forro constituído de painéis de partículas de madeira de maravalha de Pinus spp. e fibras de sisal aglutinados com resina poliuretana à base de óleo de mamona (PU-mamona) quando aplicados em bezerreiros cobertos com telhas de fibrocimento. Nesse estudo foi aferida a temperatura interna do bezerreiro, temperatura de globo negro, umidade relativa, no período da primavera, durante 21 dias e determinados os índices de conforto ITGU, ITU e CTR. Os resultados obtidos indicaram que a temperatura de globo negro e os índices de conforto ITGU e CTR dos bezerreiros com eco-forro foi inferior àquelas aferidas em bezerreiros desprovido de forro. As imagens termográficas comprovaram que o eco-forro diminuí a transferência de calor e radiação para o interior da instalação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18011/bioeng2017v11n3p217-228

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


BIOENG, UNESP, Tupã, SP, Brasil. e-ISSN: 2359-6724

 Licença Creative Commons

A Revista Brasileira de Engenharia de Biossistemas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.